Time Judô Rio marca presença no Grand Slam da Turquia

Rafaela Silva (57Kg), Ryan Conceição (60Kg), Luana Carvalho (70Kg) e João Cesarino (+100Kg) representam o Rio de Janeiro no evento que começa nesta sexta-feira.

* por Diano Massarani

Com início nesta sexta-feira, 1º de abril, e término no domingo, 3 de abril, a cidade de Antália sedia o Grand Slam da Turquia, evento que conta com a presença de quatro representantes do Time Judô Rio. Rafaela Silva (57Kg) começa sua jornada na sexta-feira contra a sul-africana Donne Breytenbach, mesmo dia em que Ryan Conceição (60Kg) sobe aos tatames, tendo o britânico Ashley McKenzie como primeiro oponente. No sábado é a vez de Luana Carvalho (70Kg), que logo na estreia encara uma adversária da casa: a turca Merve Topoglu. Por fim, no domingo, João Cesarino (+100Kg) abre sua campanha enfrentando o holandês Jur Spijkers. Pelo horário de Brasília, as preliminares de sexta-feira e sábado têm início às 3h, enquanto as de domingo, às 3:30h. As finais começam sempre às 11h.

Em sua segunda competição Sênior fora do Brasil, Ryan Conceição, 20 anos, exibe uma mistura de sentimentos, ao mesmo tempo ansioso e sonhando com os 1000 pontos para o ranking que o Grand Slam da Turquia oferece ao vencedor de cada categoria: “Estou bastante nervoso, mas confiante que irei dar o meu máximo para trazer uma medalha. O Campeonato Mundial está cada vez mais próximo e preciso de um bom ranqueamento para estar lá e colocar um pé nos Jogos Olímpicos de Paris”.

O Grand Slam da cidade de Antália recebe 525 competidores de 63 países. A delegação brasileira, com 24 integrantes, é a segunda maior do evento, atrás apenas da anfitriã Turquia (41), e se faz presente em todas as categorias do masculino e do feminino. Entre os atletas brasileiros, quatro vêm de quatro clubes diferentes do Rio de Janeiro, o que faz da FJERJ a federação estadual com mais clubes representados na convocação e demonstra o equilíbrio de forças do judô carioca: Rafaela Silva (Flamengo), Ryan Conceição (Associação Nagai), Luana Carvalho (Umbra-Vasco) e João Cesarino (Instituto Reação).

O Grand Slam da Antália é o terceiro promovido em 2022 pelo Circuito Mundial da IJF, sucedendo as etapas de Paris (França) e Tel Aviv (Israel) e antecedendo a etapa de Tbilisi (Geórgia), que ocorrerá entre os dias 3 e 5 de junho. Veja abaixo o caminho dos atletas do Time Judô Rio na Turquia.

Deixe uma resposta