Time Judô Rio conquista mais dois ouros no Sub 21 e fecha Meeting Nacional com seis ao todo

Luiza Cruz (+78kg/ Instituto Reação) e Jeferson Santos Júnior (73kg/ Instituto Reação) garantiram o título e 145 pontos no ranking. Neste sábado, 02, ainda vieram duas pratas e dois bronzes

Depois das disputas do Sub-18 na sexta-feira, 01, o Clube Paineiras do Morumby recebeu neste sábado, 02, os judocas da classe Sub-21 para o segundo e último dia de competições do Campeonato Brasileiro Interclubes de Judô – Meeting Nacional da Base. O evento Júnior reuniu 168 judocas de 86 clubes brasileiros em busca dos 145 pontos no Ranking Nacional Júnior classificatório para as etapas internacionais da seleção brasileira. 

E os jovens judocas do Time Judô Rio tiveram mais um grande desempenho. Foram mais seis medalhas: Ouro para Luiza Cruz (+78kg/ Instituto Reação) e Jeferson Santos Júnior (73kg/ Instituto Reação); prata para Júlia da Silva (48kg/Instituto Reação) e Diego da Cruz (55kg/ Instituto Reação); e bronze para Liane Lima (52kg/Instituto Reação) e Luana Costa (57kg/ Instituto Reação).

Para os judocas que não conseguiram alcançar a pontuação máxima na Seletiva Nacional Sub-21, o Meeting foi uma segunda chance de buscarem a liderança do Ranking e, consequentemente, a vaga nas Copas Europeias de Bad Blankenburg e Bremen, na Alemanha, em março. Todos os líderes dos pesos Ligeiro, Meio-Leve, Leve, Meio-Médio, Médio, Meio-Pesado e Pesado terão investimento direto da CBJ para representarem o Brasil neste estágio na Alemanha.  

Na sexta, dia de disputas do Sub 18, foram mais oito medalhas. Gabriel Lira (50kg, Judô Comunitário Reação), Rafaela Batista (44kg, Instituto Santa Cruz), Luana de Carvalho (70kg, Umbra) e Anna Karolina dos Santos (+70kg, Judô Comunitário Reação) foram os responsáveis pelas medalhas de ouro. Eliza Carolina Ramos (+70kg, Flamengo) ficou com a prata na decisão toda carioca da categoria, enquanto Cauan Mendes (55kg, Flamengo), Cauã Galdeano (66kg, Judô Comunitário Reação) e Yuri Santos (+90kg, Umbra) ficaram com medalha de bronze.

Resultados finais – No período da manhã deste sábado, foram disputadas as categorias Superligeiro, Ligeiro, Meio-Leve e Leve, no feminino e no masculino. Destaque do Judô Rio foi Jeferson Santos Júnior, o Juninho Bomba, que teve que enfrentar um obstáculo a mais na busca pelo título.

“Sendo que na semifinal o meu rosto ralou em dois lados diferentes e não parava de sangrar. A única saída era enrolar a cabeça. Tive que lutar assim. Foi a segunda vez que tive esse problema, e é estranho porque incomoda, parece sempre que tem alguma coisa ali te atrapalhando. Mas são ossos do ofício, só fez eu querer chegar à próxima luta, que era a final, e ganhar”, contou o judoca de São José dos Campos que teve o apoio da família em São Paulo.

Juninho com a cabeça enfaixada

“Fico muito feliz de começar o ano bem, representando o Reação e o Rio de Janeiro. Em 2018 eu não fui muito bem no Mundial Junior, então, esse ano, quero muito trazer a medalha para casa. Só tenho a agradecer, porque o pessoal do Reação está sempre dando uma ajuda e me colocando para a frente. Com essa vitória, fico contente também porque mostra que o trabalho está dando certo. Só me dá vontade de trabalhar mais forte para as próximas competições”, completou Juninho.

Além dele, foram campeões Hanna Nascimento (44kg), Natasha Ferreira (48kg), Maria Taba (52kg), Shirlen Nascimento (57kg), Emerson Silva (55kg), Aristides Lucena Jr (60kg), Willian Lima (66kg), Bruna Bereza (63kg), Marcelo Gomes (81kg), Eduarda Rosa (70kg), Igor Morishigue (90kg), Giovana Fontes (78kg), Lucas Lima (100kg), Gustavo Prado (+100kg) e, fechando a lista de medalhistas, Luiza Cruz (+78kg).

“Ainda tem um longo caminho para frente em 2019 e, por isso, é importante começar o ano bem. Vou enfrentar a temporada com muita coragem e garra e me inspirar nessa conquista do Meeting para poder buscar sempre o meu melhor e vencer os obstáculos de todos os dias para obter resultados ainda melhores”, disse Luiza.

– SÚMULAS – FEMININO SUB-21
– SÚMULAS – MASCULINO SUB-21
– RESULTADO FINAL E QUADRO GERAL DE MEDALHAS – SUB-18 E SUB-21

Destaque – O melhor desempenho no Meeting Nacional da Base, contando as duas classes (Sub-18 e Sub-21), foi do Instituto Reação que, com quatro ouros, duas pratas e três bronzes, liderou o quadro de medalhas. Os outros clubes do Rio com medalhas foram a Umbra, que ficou em 12º com um ouro e um bronze; o Instituto Santa Cruz de Esporte em 25º, com um ouro; e o Flamengo em 27º, com uma prata e um bronze. Equipe Léo Lima (64ª) e Time Leão (65º) colocaram atletas na poule e tiveram um quarto lugar cada um. Associação Nagai, Jequiá Iate Clube, Fluminense, Judô Clube Leonardo Lara, União Ápice e Judô Pinheiro também estiveram na competição.

Aviso da CBJ – As categorias Superligeiro (44kg e 55kg), que foi cancelado do programa do Circuito Mundial Júnior pela Federação Internacional de Judô, não irão competir na Alemanha, no próximo mês de março. 

“A Federação Internacional nos informou sobre essa mudança exatamente na véspera do Meeting. Por isso, preferimos aguardar e avaliar junto com a comissão técnica da seleção sub-21 todos os cenários possíveis para os atletas do 44kg e do 55kg. Vamos analisar essa situação e, em breve, informaremos quais serão os ajustes”, explica Marcelo Theotônio, gestor das equipes de base da CBJ. 

Veja os pódios do Time Judô Rio no Sub-21 do Meeting Nacional da Base

Deixe uma resposta