Superintendente da FJERJ, Jeferson Vieira é convocado para arbitrar nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020

Carta da Comissão de Arbitragem da Federação Internacional de Judô confirma Jeferson como o primeiro judoca brasileiro oficialmente confirmado no Japão


O Brasil já pode se orgulhar de ter um nome confirmado na competição de judô nos Jogos Tóquio 2020. E ele é do Time Judô Rio! Jeferson Vieira, superintendente da FJERJ e árbitro FIJ A, foi oficialmente convocado pela Federação Internacional de Judô (FIJ) para atuar nos próximos Jogos Paralímpicos.

“Temos o prazer de informá-lo sobre a escolha da Comissão de Arbitragem da FIJ, endossada pelo Comitê Executivo da IJF e confirmada pelo Presidente da FIJ, de sua nomeação como Árbitro dos Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020. A seleção foi rigorosa, mas transparente, e tivemos uma tarefa desafiadora até o fim para fazer a escolha. Acreditamos firmemente que você atuará com total imparcialidade, respeitando e acatando as regras que nos regem no verdadeiro espírito do Judô”, diz o Comunicado Oficial da FIJ, assinado por Juan Carlos Barcos, Jan Snijders e Florin Daniel Lascau, que integram a Comissão de Arbitragem.

Esta será a segunda participação paraolímpica de Jeferson, que também atuou nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Além da pandemia, o kodansha 6º Dan, teve que enfrentar uma dificuldade a mais: o limite de idade estabelecido pela FIJ. Ele completaria 56 anos antes dos Jogos e, por isso, ultrapassaria a idade máxima para atuar que é 55.

“Depois de um ano tão difícil como foi 2020, com tantas notícias tristes, receber uma notícia como essa nos deixa muito contente. Eu não esperava mais. Deus sabe de todas as coisas e estou muito feliz nesse momento. Quero agradecer à CBJ, na pessoa do presidente Silvio Acácio Borges. Também agradeço, à FJERJ, na pessoa do presidente Jucinei Costa e do vice Leonardo Lara, que sempre me deram apoio em todas as ações. O trabalho que estamos fazendo à frente da Federação merece todos os elogios”, disse Jeferson.

“Também queria agradecer a todos os árbitros do Brasil, especialmente do Rio de Janeiro, pela força, amizade e carinho. Não posso deixar de agradecer ao meu mestre, professor José Pereira, que foi com quem tudo começou, quem considero como um segundo pai. Agradecer também à minha família, porque nos últimos anos tenho passado mais tempo fora do quem em casa. Sem o apoio deles, nada disso seria possível. Não esperava mais, mas estou muito feliz com essa notícia”, completou.

A direção do Time Judô Rio fez questão de parabenizar o superintendente da entidade e enaltecer mais um grande feito na carreira de Jeferson.

“Gostaria de parabenizar o amigo Jeferson Vieira pela convocação. É um grande orgulho pra nossa Federação”, disse o presidente Jucinei Costa.

“Muito merecido. Motivo de orgulho para todos nós e a coroação de uma carreira brilhante”, completou o vice-presidente Leonardo Lara.

Formado em educação física, Jeferson Vieira ingressou na academia chamada Beldokan, no bairro Solidão, em Belford Roxo, aos nove anos. Aos 18, graduou-se faixa preta e, a partir daí, competiu até os 35 anos. Tendo o pai como grande incentivador e a companhia dos quatro irmãos na arte do Caminho Suave, o morador de Belford Roxo começou a carreira de árbitro começou aos 24 anos na esfera estadual. Aos 28, árbitro nacional e aos 32, sul-americano. Aos 36 começou a atuar nas competições pan-americanas. E aos 42 chegou ao nível A da categoria internacional. As três filhas dele – Fernanda, Rafaela e Maria Clara – foram iniciadas no esporte na infância, mas preferiram seguir outros caminhos.

Atual superintendente executivo da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, Jeferson participou dos Jogos Olímpicos Rio 2016 como Oficial Técnico e dos Jogos Paralímpicos como árbitro. Ao longo de quase 30 anos dedicados ao judô, já esteve em quase 90 países arbitrando importantes competições. Na próxima semana, o árbitro segue para o próximo internacional, o Grand Slam de Tel Aviv, em Israel.

Deixe uma resposta