Seleção do Judô Rio realiza último treino antes do Brasileiro Sênior 2018

Equipe vai forte para a competição com as duas campeãs olímpicas do Brasil, Sarah Menezes e Rafaela Silva, e titulares da seleção como Jéssica Pereira, Tamires Crude e Victor Penalber, além da nova geração como Jeferson Santos Júnior e Ruan Isquierdo

Os últimos ajustes foram feitos. Nesta sexta-feira, 05/10, a seleção do Judô Rio para o Campeonato Brasileiro Sênior 2018 realizou o último treino antes da competição, sob o comando da sensei Yuko Fujii, técnica da seleção brasileira masculina, e observação dos técnicos da FJERJ como Mauro Ramos, Jorge Rocha, André Silva e Daniel Loureiro no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Parque Aquático Maria Lenk. O Brasileiro Sênior será disputado nos dias 09 e 10 de outubro, no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, e é a última chance de pontuar para o ranking nacional. Os líderes do ranking ao final da competição garantirão vaga na seleção brasileira em 2019. O Brasileiro Sênior terá as finais transmitidas, ao vivo, por SporTV e ESPN. Ao final do treino, Jucinei Costa, presidente da FJERJ, e Leonardo Lara, vice-presidente da FJERJ, entregaram os uniformes oficiais da delegação, fornecidos pela MB For Fight.

“É muito importante para a MB For Fight, é uma marca que está crescendo, poder se associar a grandes atletas da modalidade e uma instituição respeitada como a FJERJ. Estamos lançando um novo conceito de fight wear, vinculada ao judô, o esporte olímpico de maior sucesso no Brasil”, disse Alessandra Morley Braga, gerente de trade marketing da MB For Fight.

A competição promete ser de alto nível técnico, contando com a participação de 315 atletas de todo o país, entre eles judocas que disputaram na última semana o Campeonato Mundial de Baku, como Rafaela Silva (57kg), Jéssica Pereira (52kg), Tamires Crude (57kg) e Victor Penalber (81kg), todos representantes do Judô Rio, além de Mayra Aguiar (78kg) , Gabriela Chibana (48kg), Ellen Santana (70kg) e David Lima (73kg).

“Tive um bom desempenho no Mundial, fazendo grandes lutas apesar de não ter voltado para casa com a medalha. Vi que dá pra chegar. E, com esse resultado, vou com mais vontade para o Brasileiro, para buscar uma medalha para o Rio de Janeiro”, disse Jéssica Pereira, quinta colocada no Mundial, aos 24 anos.

“Voltamos há uma semana do Mundial em que minha participação não foi da maneira que eu esperava. Mas acredito que a preparação feita foi muito boa. Fica esse lastro da preparação que vou colocar em prática no Brasileiro. A competição vai ser muito dura, mas acho tenho um expectativa muito boa, de colocar a minha preparação para o Mundial em prática”, disse Penalber, bronze no Mundial 2015.

A delegação do Judô Rio será composta por 20 atletas: Christian Sales (55kg/Fragoso), Victor Furtado (60kg/Jequiá Iate Clube), Leonardo Arruda (66kg/Jequiá Iate Clube), Jeferson Santos Júnior (73kg/Instituto Reação), Marcos Seixas (73kg/Instituto Reação), Mauro Moura (81kg/Instituto Reação), Victor Penalber (81kg/Instituto Reação), Cleyanderson Silva (90kg/Jequiá Iate Clube), Luiz Filipi dos Santos (100kg/Flamengo) e Ruan Isquierdo (+100kg/Instituto Reação) no masculino; e Eduarda Francisco (48kg/Instituto Reação), Sarah Menezes (48kg/Flamengo), Yasmim de Lima (52kg/Instituto Reação), Jéssica Pereira (52kg/Instituto Reação), Tamires Crude (57kg/Instituto Reação), Rafaela Silva (57kg/Instituto Reação), Raquel Silva (63kg/Instituto Reação), Jéssica Santos (70kg/Instituto Reação), Gabrielle Ferreira (78kg/Instituto Reação) e Stefanie Miranda (+78kg/Judô Pinheiro). O chefe da delegação será o professor Jorge Rocha (Budokan) e os técnicos serão André Silva (União Ápice) e Mauro Ramos (Jequiá Iate Clube).

“O Judô Rio criou um sistema de ranqueamento que permitiu que tivéssemos uma equipe muito forte para o Campeonato Brasileiro Sênior. Não tenho dúvidas de que essa equipe tem condições de disputar medalhas em todas as categorias e brigar pelo título da competição. Será um grande troca de experiência entre os atletas experientes, campeãs olímpicas como Sarah e Rafaela, e mais jovens que estão fortalecendo sua posição no sênior”, disse Leonardo Lara, vice-presidente da FJERJ.

O campeão brasileiro soma 180 pontos; o vice, 125; e os terceiros colocados ficam com 100 pontos. A 4ª colocação dá 80 pontos; a 5ª, 60; os sétimos garantem 45 pontos e só de participação são 15 pontos. Veja aqui o regulamento completo do Ranking Nacional Sênior CBJ.

Programação – As atividades na cidade baiana começarão já na segunda-feira, 08, com o credenciamento de técnicos e atletas, das 12h às 16h, no CPJ. Em seguida, às 17h30, o sorteio das chaves definirá os primeiros confrontos do Brasileiro. Todas as 16 categorias de peso, femininas e masculinas, vão ao tatame na terça-feira, 09, para o primeiro dia de disputas. Os combates começarão pelos pesos Superligeiro, Ligeiro, Meio-Leve e Leve, às 9h. A abertura oficial será às 14h e os combates dos pesos Meio-Médio, Médio, Meio-Pesado e Pesado começarão às 14h30. As disputas por medalhas ficarão para quarta-feira, 10, começando pelas definições dos bronzes, a partir das 9h. As lutas pelo título nacional serão a partir das 12h, com transmissão ao vivo dos canais SporTV e ESPN.

Segunda-feira, 08/10
12h às 16h – Credenciamento
17h30 – Sorteio

Terça-feira, 09/10
9h – Superligeiro, Ligeiro, Meio-leve e Leve
14h – Abertura Oficial
14h30 – Meio-médio, Médio, Meio-pesado e Pesado

Quarta-feira, 10/10
9h – Disputas de bronze de todas as categorias
12h – Finais de todas as categorias com transmissão do SporTV e da ESPN

Foto: Valter França/FJERJ

Deixe uma resposta