Rafaela Silva representa o Judô Rio no Grand Slam de Tóquio
Promovida a kôdansha e em nova categoria de peso, judoca do Flamengo vai à luta neste sábado, 7 de dezembro
* por Diano Massarani
Última etapa do Circuito Internacional da FIJ em 2024, o Grand Slam de Tóquio, nos dias 7 e 8 de dezembro, receberá uma Rafaela Silva em nova fase. Duplamente em nova fase. Primeiro, porque a judoca do Clube de Regatas do Flamengo iniciará seu ciclo internacional em nova categoria, passando a competir como Peso Meio-Médio (63kg). Depois, porque Rafaela Silva agora é uma kôdansha, com a promoção ao 6º Dan recebida no último Encontro Nacional de Kôdanshas, realizado no Rio de Janeiro, em fins de novembro.
O momento ápice da temporada internacional de Rafaela Silva sem dúvidas foi a conquista da medalha olímpica de bronze por equipes nos Jogos Paris 2024. Além dessa láurea, ainda como Peso Leve (57kg), a mais nova kôdansha conquistou o ouro no Pan-Americano e Oceania do Rio de Janeiro, a prata no Grand Slam do Cazaquistão e o bronze no Grand Slam de Tbilisi. Em Tóquio, para o último Grand Slam do ano, Rafaela Silva entra em ação neste sábado, tendo a italiana Flavia Favorini, atual número 44 do ranking da categoria, como primeira adversária.
O Grand Slam de Tóquio receberá 274 participantes de 44 países e 5 continentes. A delegação brasileira irá à capital japonesa com 9 integrantes. O evento terá transmissão ao vivo. As preliminares podem ser acompanhadas pela JudoTV, enquanto as finais também através de Canal Olímpico do Brasil e CazeTV.
Crédito da imagem de capa: FIJ