Rafaela Silva é prata no Grand Slam do Cazaquistão

Judoca do Flamengo conquista sua terceira medalha internacional na temporada e mostra que chegará forte aos Jogos Olímpicos de Paris
* por Diano Massarani

Na última etapa de Grand Slam antes dos Jogos Olímpicos de Paris, Rafaela Silva voltou a mostrar sua força. Nesta sexta-feira, 10 de maio, a judoca do Clube de Regatas do Flamengo conquistou sua terceira medalha internacional na temporada ao ficar com a prata no Cazaquistão – as outras duas foram o ouro no Pan-Americano e Oceania do Rio de Janeiro e o bronze no Grand Slam de Tbilisi.

Atual número 7 do mundo na categoria Leve (57kg), Rafaela Silva começou sua jornada rumo ao pódio com vitórias por punições sobre Fidan Alizada (Azerbaijão) e por dois waza-ari em Tihea Topolovec (Croácia). Em seguida, venceu por ippon Aminova Shukurjon (Uzbequistão). A semifinal foi contra Sarah Leonie Cysique, terceira colocada do ranking, e o triunfo veio por um waza-ari no Golden Score. A oponente na grande final foi a líder do ranking, Christa Deguchi (Canadá), que Rafaela Silva havia vencido há alguns dias no Pan-Americano e Oceania. Desta vez, porém, a canadense levou a melhor por punições e a brasileira ficou com a prata.

Neste sábado, o Judô Rio volta a ser representado no Grand Slam do Cazaquistão. A peso Médio Luana Carvalho, da Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama, segue sua luta para se classificar às Olimpíadas e estreia diante de Anastassiya Mayakova (Cazaquistão). Fechando a campanha do Judô Rio, no domingo, a peso Pesado Giovanna Santos e o peso Médio Marcelo Gomes, ambos do Flamengo, encaram, respectivamente, Ainda Toishibekova (Cazaquistão) e Yahor Varapayeu (Atletas Individuais Neutros).

Ao todo, o Grand Slam do Cazaquistão receberá 450 competidores de 84 países e 5 continentes, sendo que a delegação brasileira participará com 13 judocas. O evento terá transmissão ao vivo. As preliminares podem ser acompanhadas pela JudoTV, enquanto as finais, sempre às 9h de Brasília, também através de Canal Olímpico do Brasil, Nsports e sportv.

Deixe um comentário