Rafaela Silva conquista o ouro no Grand Prix de Almada, em Portugal
Judoca do Time Rio venceu a holandesa Pleuni Cornelisse na grande final e subiu no lugar mais alto do pódio na categoria Leve feminino (57 kg)
Ela está de volta! Rafaela Silva, atleta do Judô Rio, conquistou a medalha de ouro no Grand Prix de Almada, em Portugal, nessa sexta-feira. A judoca venceu quatro lutas no total e bateu na final a holandesa Pleuni Cornelisse, por ippon. Com o título da competição, Rafaela somará 700 pontos e subirá muitas posições no ranking da categoria Leve feminino (57 kg). Atualmente, a campeã olímpica de 2016 se encontra na 175ª posição.
Seu caminho até o lugar mais alto do pódio não foi tão fácil: em sua primeira luta, venceu a suíça Evelyn Tschopp por ippon em apenas 34 segundos. Nas quartas de final, em luta mais equilibrada, superou Vera Zemanova, da República Tcheca, por waza-ari. Na semifinal, venceu a sul-coreana Eunsong Park também por waza-ari, mas apenas no Golden Score.
Na grande decisão, conseguiu encaixar o golpe perfeito na holandesa Pleuni Cornelisse, atleta de 22 anos e vice-campeã do Grand Prix de Zagreb (Croácia), realizado no ano passado. Esse foi apenas o primeiro confronto entre as duas judocas.
Essa foi apenas a segunda competição no Circuito Mundial desde que a atleta voltou de sua suspensão de dois anos. Em novembro do ano passado, em Baku, no Azerbaijão, Rafaela sucumbiu na sua primeira luta e somou apenas 10 pontos de participação.