Rafaela Silva chega à disputa do bronze no Grand Slam de Tel Aviv
Atleta do Flamengo ficou em quinto ao ser derrotada pela francesa Faiza Mokdar nas punições. Estreantes na seleção principal, Thayane Lemos e Ryan Conceição também lutaram em Israel
A campeã olímpica dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Rafaela Silva (57kg/Flamengo), ficou na quinta colocação de sua categoria e obteve o melhor desempenho do judô brasileiro no primeiro dia de competição do Grand Slam de Tel Aviv, em Israel. Na disputa da medalha de bronze, Rafaela perdeu para Faiza Mokdar, da França, nas punições. Com o quinto lugar, a atleta do Judô Rio conquistou mais 360 pontos no ranking mundial IJF, o que deve colocá-la mais próxima do Top 20 mundial.
“’Eu posso até estar ferido, mas nunca destruído. Eu posso ser provado para ser aprovado, mas o amanhã virá. Minha fé será recompensada e o meu Deus não falha, não. Não falha, não’. Gratidão! Step by step”, postou Rafaela em suas redes sociais, citando a música “Deus Proverá”, de Gabriela Gomes.
Nas preliminares, Rafaela bateu a holandesa Pleuni Cornelisse por ippon, mas sucumbiu nas quartas-de-final para a atleta da casa Timna Nelson-Levy. Na repescagem, venceu a polonesa Julia Kowalczyk por waza-ari, mas na disputa pela medalha de bronze, acabou sendo derrotada.
Jovens do Judô Rio estreiam na seleção principal
Fazendo sua estreia na seleção principal aos 20 anos, Thayane Lemos (57kg/Instituto Reação) acabou no sétimo lugar. Nas preliminares, venceu a belga Mina Libeer, mas foi derrotada nas quartas-de-final pela judoca Eteri Liparteliani, da Georgia. Na repescagem, foi superada pela polonesa Arteta Podolak por uma chave de braço.
Já Ryan Conceição (60kg/A.Nagai), de 19 anos, deu azar no sorteio e acabou logo de cara enfrentando o cabeça-de-chave número um de seu peso, Karamat Huseynov, do Azerbaijão, que levou a melhor sobre o brasileiro por ippon.
Nesta sexta, outros atletas do Judô Rio estarão em ação nos tatames em Tel Aviv: Tamires Crude (63kg/Instituto Reação) e Luana Carvalho (70kg/Umbra-Vasco) lutam a partir das 6h (horário de Brasília). No sábado, é a vez de João Cesarino (+100kg/Instituto Reação) lutar no Grand Slam, com as preliminares começando a partir das 6h30 (horário de Brasília).