Novamente com mais de 1.000 inscrições, Circuito Hajime chega à última etapa de 2023

Tendo superado a marca de mil inscritos em todos os eventos do ano, Circuito realiza sua 4ª etapa neste fim de semana, dias 21 e 22 de outubro, na Arena da Juventude
* por Diano Massarani

O calendário da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) começou 2023 com uma novidade: o Circuito Hajime, conhecido como porta de entrada para o universo competitivo e difusor dos valores educacionais e lúdicos do Judô, teria suas etapas realizadas individualmente, e não mais em conjunto com o Circuito Estadual. E o sucesso da ideia pode ser medido pelo fato de que o Circuito Hajime chega à sua quarta e última etapa do ano neste fim de semana, dias 21 e 22 de outubro, na Arena da Juventude, sempre superando a marca de 1.000 inscrições. Desta feita, são 1.186 inscrições, de 60 agremiações. Presidente da FJERJ, o sensei Jucinei Costa comentou sobre a evolução do Circuito Hajime:

“No ano passado, verificamos um crescimento no número de inscritos, etapa após etapa, do Circuito Hajime. Além disso, em conversas com os professores das agremiações do interior e da capital, percebemos que havia um espaço ainda maior de ampliação. Por isso, decidimos que em 2023 o Circuito Hajime seria realizado sozinho, e não mais em conjunto com o Circuito Estadual. Hoje, seja por chegar à quarta e última etapa deste ano novamente superando os mil inscritos, seja pelos elogios à organização que temos recebido de diversas origens, não tenho dúvidas de que acertamos em cheio ao dar vida própria ao Circuito Hajime”.

Quem também traçou um panorama sobre o processo de evolução do Circuito Hajime foi o Gestor de Eventos da FJERJ, Claudio Rodrigues:

“O Circuito Hajime teve um crescimento muito gratificante em 2023, em todas as classes de idade, mostrando que estamos no caminho certo quando também investimos nos eventos da base para projetar o futuro. O evento tem como objetivo o Judô educacional e lúdico. Os aulões para crianças de 4 a 6 anos, por exemplo, estão sempre lotados e a cada etapa superam o número de inscritos, o que reforça a credibilidade dos professores e a confiança dos responsáveis no trabalho da FJERJ”, avaliou Claudio Rodrigues, que, com a experiência de ser um dos pilares da organização de todos os eventos promovidos pela FJERJ, completou analisando algumas particularidades do Circuito Hajime:

“A organização do Circuito Hajime é diferente em alguns pontos com relação ao Circuito Estadual, como pode se observar nas demandas das classes Sub-9 e Sub-11, em que as chaves são compostas por no máximo 4 atletas, onde todos fazem pelo menos duas lutas e são premiados. Outra diferença a se destacar acontece quando o atleta não bate o peso, pois no Hajime ele é sempre remanejado para outra categoria, ação esta que é adotada para fazer com que todos os atletas participem da competição, tenha ele 7 anos ou 18 anos”.

Programação do fim de semana

O sábado de Judô no Parque de Deodoro tem início com aulões lúdicos e educativos para crianças de 4 a 6 anos e a presença do Judofinho, mascote da FJERJ. Na sequência, ocorrem as competições pelas classes Sub-11 (Faixa Branca a Cinza / Faixa Cinza ponta Azul a Amarela ponta Laranja), Sub-13 (Faixa Branca a Azul / Faixa Azul ponta Amarela a Laranja) e Sub-15 (Faixa Branca a Azul ponta Amarela / Faixa Amarela a Verde). O domingo promove as disputas pelas classes Sub-9 (Faixa Branca a Cinza / Faixa Cinza ponta Azul a Azul ponta amarela), Sub-18 (Faixa Branca a Laranja e Faixa Verde a Marrom) e Dangai, para atletas nascidos antes de 2006 (Faixa Branca a Verde e Faixa Roxa a Marrom). Com exceção das classes Sub-18 e Dangai, que são exclusivas para os federados, todas as outras classes são abertas também aos não federados.

Veja, abaixo, a programação detalhada do fim de semana na Arena da Juventude:

Deixe um comentário