Nota de Pesar: Sensei Durval Simas
Velório ocorre nesta terça-feira, 30, às 8h, no Jardim da Saudade. O sepultamento será às 11:30h
Um judoca em todos os sentidos. Assim ficará eternizado o sensei Durval Simas, Kodansha 9º Dan, cujo falecimento, aos 96 anos, é lamentado por toda a comunidade do Judô do Rio de Janeiro. Neste momento de grande pesar, a trajetória do sensei Simas foi relembrada e exaltada por quem com ele muito aprendeu.
Sensei Jucinei Costa, Presidente da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro:
“O sensei Simas arbitrou muitas lutas minhas quando eu era atleta. Sempre foi uma referência, porque, além de árbitro, era professor e formador de atletas. Ele atuava na região do Méier, pois era professor do Mackenzie, e fornecia muitos atletas para a equipe da Universidade Gama Filho, que era uma grande agremiação da época. O sensei Simas ficou um período afastado das atividades da FJERJ. Quando eu cheguei à presidência Federação, eu tinha alguns professores que eram grandes referências para mim, e o sensei Simas era uma destas referências. Aí eu fui procurá-lo e ele me recebeu dizendo que queria retornar, que queria estar junto. E eu tenho muito orgulho não só de a minha gestão ter trazido ele volta como de tê-lo contemplado com o 9º Dan ainda em vida. Isso é um motivo de orgulho até pessoal para mim”.
Sensei Ney Wilson, Diretor de Esportes do Comitê Olímpico Brasileiro e ex-Presidente da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro:
“O sensei Simas é um baluarte do Judô do Rio de Janeiro. Primeiro, um formador de pessoas, de cidadãos. Depois, de grandes atletas. Realizou um trabalho muito efetivo no Mackenzie e em outros vários locais com resultados muito bons. Ele teve participação em todos os segmentos do Judô. Foi formador de pessoas, treinador que revelou muitos bons atletas e um grande árbitro que representou o Rio de Janeiro em muitas competições. É um ícone. Um professor de caráter ilibado. Uma perda muito grande para o Judô do Rio de Janeiro”.
Sensei Gilmar Dias, Coordenador Geral de Arbitragem da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro:
“Professor Durval Simas, um grande Kodansha, 9º grau, árbitro da FJERJ por muitos anos, da categoria árbitro Sul-Americano. Além de excelente árbitro, formou muitos atletas que seguiram suas diretrizes educacionais e hoje são grandes cidadãos. Ele ficou um tempo afastado da Federação, mas aconteceu algo muito legal. O professor Jucinei Costa e sua diretoria conseguiram que o sensei Durval Simas fosse reconhecido em vida como 9º Dan. Ele teve em vida o prazer de chegar a esta graduação que poucos chegam. Aprendi muito com o professor Simas. Sempre dando orientações sobre o Judô, sobre a vida. Tive o prazer de arbitrar com ele. Ele arbitrou minhas lutas, quando eu era atleta, e, depois, arbitramos em conjunto quando eu estava iniciando. Muito mais do que árbitro, ele sempre foi um grande sensei. Tive a honra de aprender muito com ele. É uma perda irreparável”.
O velório do sensei Durval Simas ocorre nesta terça-feira, 30, às 8h, no Jardim da Saudade. O sepultamento será às 11:30h.