Medalhistas do Pan representam Time Judô Rio no Campeonato Brasileiro de Judô 2023

Rafaela Silva e Gabriel Falcão estão entre os mais de 200 atletas inscritos na competição que será disputada sexta (10) e sábado (11) em Vitória (ES)


O Time Judô Rio contribuiu decisivamente para que o judô brasileiro fizesse história nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. E alguns dos atletas filiados à FJERJ estarão defendendo a seleção estadual no Campeonato Brasileiro de Judô Vitória 2023. Os medalhistas de ouro Rafaela Silva (70kg) e Gabriel Falcão (81kg) estão entre os mais de 200 inscritos na competição que será realizada no Ginásio Tancredão, na sexta (10) e no sábado (11), e terá transmissão ao vivo do Canal Brasil Judô, no Youtube.

“Esse vai ser o primeiro Campeonato Brasileiro Sênior. A medalha do Pan foi muito top, uma medalha que eu nunca tinha conquistado, e trouxe para casa mesmo sendo júnior. Essa conquista me dá uma confiança a mais, mas vai ser um pouco diferente porque vou fazer essa competição no peso de cima. De qualquer forma, a expectativa é, como sempre, dar o meu melhor e buscar o 1º lugar no pódio”, disse Falcão, campeão em Santiago no 73kg, mas que vai lutar o Brasileiro no 81kg.

Além deles, o Rio de Janeiro ainda tem dois atletas de apenas 18 anos na competição, Guilherme Feitosa (60kg/Instituto Reação) e Matheus Abreu (100kg/Instituto Reação). Eles se juntam à experiência de Rafaela Silva, de 31 anos, campeã olímpica, mundial e, por fim, dos Jogos Pan-americanos há poucos dias.

“Temos uma equipe que mescla juventude e experiência. Nosso processo seletivo foi feito em cima do ranqueamento estadual e considerando também o ranking nacional, apurando assim os melhores atletas de cada categoria. Com essa mistura de jovens atletas com nomes mais consagrados, como a campeã olímpica Rafaela Silva, temos certeza que o Rio de Janeiro vai ter mais uma grande participação no Brasileiro. Estamos muito confiantes na busca desse título”, disse o diretor-técnico Leonardo Lara.

A Comissão técnica será formada por André Amorelli (Umbra-Vasco), Murilo Gouveia (Flamengo) e Victor Penalber (Instituto Reação). E a equipe conta, além dos quatro atletas citados anteriormente, com Pedro Henrique Santos (66kg/Flamengo), Leonardo Arruda (73kg/Flamengo), Arthur Santos (73kg/Flamengo), Pedro Henrique Medeiros (81kg/Umbra-Vasco), Rodrigo Menezes (90kg/Instituto Reação), Arthur Barboza (+100kg/Instituto Reação), Eduarda Francisco (48kg/Instituto Reação), Yasmim Lima (52kg/Instituto Reação), Thayná Lemos (57kg/Instituto Reação), Maria Eduarda Diniz (63kg/Flamengo), Luana Costa (63kg/Instituto Reação), Gabrielle Ferreira (70kg/Instituto Reação), Rafaela Silva (70kg/Flamengo), Laislaine Rocha (78kg/Instituto Reação) e Giovanna Santos (+78kg/Flamengo).

+CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

O Campeonato Brasileiro reúne atletas de 22 das 27 federações estaduais filiadas à CBJ e é um dos eventos de maior prestígio organizados pela Confederação que, neste ano, contará com a parceria da Federação Espiritossantense de Judô.

As disputas de todas as 14 categorias individuais vão acontecer na sexta-feira (10), primeiro dia de competição, a partir das 9h. Já o sábado (11) está reservado para as disputas por equipes mistas, às 10h, que vai contar com a participação de 13 Federações Estaduais.

O Canal Brasil Judô, no YouTube, faz a transmissão gratuita de todos os combates, desde preliminares até a final.

Time Judô Rio no Brasileiro Sênior Vitória 2023
Guilherme Feitosa (60kg/Instituto Reação)
Pedro Henrique Santos (66kg/Flamengo)
Leonardo Arruda (73kg/Flamengo)
Arthur Santos (73kg/Flamengo)*
Gabriel Falcão Lira (81kg/Instituto Reação)
Pedro Henrique Medeiros (81kg/Umbra-Vasco)
Rodrigo Menezes (90kg/Instituto Reação)
Matheus Abreu (100kg/Instituto Reação)
Arthur Barboza (+100kg/Instituto Reação)
Eduarda Francisco (48kg/Instituto Reação)
Yasmim Lima (52kg/Instituto Reação)
Thayná Lemos (57kg/Instituto Reação)
Maria Eduarda Diniz (63kg/Flamengo)
Luana Costa (63kg/Instituto Reação)
Gabrielle Ferreira (70kg/Instituto Reação)
Rafaela Silva (70kg/Flamengo)
Laislaine Rocha (78kg/Instituto Reação)
Giovanna Santos (+78kg/Flamengo)

*: Marcelo Gomes (90kg/Flamengo) havia sido convocado, mas foi cortado por conta de lesão e substituído por Arthur Santos (73kg/Flamengo).

Deixe uma resposta