Medalha! Medalha! Medalha! Representantes do Judô Rio conquistam 3 ouros nos Jogos Pan-Americanos
Rafaela Silva, do Flamengo, e Gabriel Falcão e Samanta Soares, do Reação, brilharam em Santiago na melhor campanha do Judô brasileiro na história do evento
* por Diano Massarani
Com incríveis 15 medalhas individuais, sendo 7 de ouro, 2 de prata e 6 de bronze, além da prata por equipes mistas, a seleção brasileira de Judô realizou a melhor campanha de toda a sua história nos Jogos Pan-Americanos em Santiago, na 19ª edição deste que é um dos principais multieventos esportivos do planeta. E os representantes do Judô Rio contribuíram com nada menos do que três medalhas de ouro: Rafaela Silva (57Kg), do Clube de Regatas do Flamengo, e Gabriel Falcão (73Kg) e Samanta Soares (78Kg), do Judô Comunitário Instituto Reação. Vale ressaltar que entre os outros 19 países participantes, apenas a segunda colocada na classificação geral, Cuba, conseguiu mais de 3 medalhas de ouro.
No sábado, 28 de outubro, a jornada dourada de Rafaela Silva na categoria Leve começou com dois rápidos ippons sobre Kristine Jimenez (Panamá) e Maria Villalba (Colômbia), ippons que a levaram à grande final, onde superou Brisa Gomez (Argentina), com dois waza-aris. Com o triunfo, Rafaela Silva completou uma medalha de cada brilho nos Jogos Pan-Americanos, pois já havia ganhado a prata em Guadalajara (2011) e o bronze em Toronto (2015), além de se tornar a primeira judoca brasileira a vencer os Jogos Olímpicos, o Campeonato Mundial e os Jogos Pan-Americanos.
“Sabemos como é o Judô, um esporte de alto rendimento. Não adianta chegar e falar que bateu na trave, que foi prata ou bronze, porque o próximo é só daqui a quatro anos. Este é meu quarto Pan-Americano, então, tenho pelo menos 16 anos de estrada, batalhando para conseguir essa medalha de ouro, este feito. O meu objetivo era sair daqui com a medalha de ouro e estou feliz de ter a resiliência, a capacidade mental de conseguir chegar aqui e fazer o meu papel”, contou a campeoníssima aos microfones, ainda no calor da vitória.
O Peso Leve Gabriel Falcão foi o segundo nome do Judô Rio a alcançar o topo do pódio, o que aconteceu no domingo, dia 29, após encarar e vencer Gilberto Martinez (México), por waza-ari, e Antonio Scheidig (República Dominicana), por punições. Na decisão pelo ouro, o adversário de Gabriel Falcão seria o compatriota Daniel Cargnin, mas este sofreu uma fratura no tornozelo esquerdo na luta semifinal e não pôde subir ao tatame. Como curiosidade, vale registrar que a medalha de Gabriel Falcão foi a centésima do Brasil nesta edição dos Jogos Pan-Americanos. Fechando a trinca de medalhas douradas do Judô Rio, na segunda-feira, 30, a Peso Meio-Pesado Samanta Soares esteve inspirada e venceu Lianet Cardona (Cuba) e Vanessa Chala (Equador), ambas por ippon, e, na final, Sairy Colon (Porto Rico), por waza-ari.
Luana Carvalho (70Kg), da Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama, e Eliza Ramos (78Kg), do Flamengo, também representaram o Judô Rio em Santiago. Por sinal, Luana Carvalho esteve na companhia de Rafaela Silva e Gabriel Falcão na equipe mista brasileira que ganhou a prata, caindo para Cuba na final na luta desempate após vencer Venezuela (4 x 1) e Colômbia (4 x 0)
Veja, abaixo, imagens da vitoriosa campanha dos representantes do Brasil e do Judô Rio em Santiago.
Crédito da imagem de capa: Wander Roberto / COB