Medalha! Medalha! Medalha! Marcelo e Falcão são prata e Giovanna é bronze no GP de Zagreb

Representantes do Judô Rio conquistaram 3 dos 5 pódios brasileiros na primeira competição do Circuito Mundial após os Jogos Olímpicos
* por Diano Massarani

O Judô Rio brilhou na primeira competição do Circuito Mundial da FIJ (Federação Internacional de Judô) após os Jogos Olímpicos: o Grand Prix de Zagreb. E brilhou em tons de prata e bronze. No sábado, 14 de setembro, Gabriel Falcão (81kg), do Judô Comunitário Instituto Reação, ganhou a medalha de prata, enquanto no domingo, 15, os judocas do Clube de Regatas do Flamengo Marcelo Gomes (90kg) e Giovanna Santos (+78kg) conquistaram, respectivamente, a prata e o bronze na capital croata.

A jornada de Gabriel Falcão rumo ao pódio da categoria Meio-Médio foi longa. Vitórias sobre Edi Sherifovski (Macedônia do Norte) por waza-ari, Kote Kapanadze (Geórgia) por punições, e Tom Libert (França) e Adam Kopecky (República Tcheca), ambas novamente por waza-ari. Na decisão, diante de Victor Sterpu (Moldávia), Falcão acabou superado em duelo equilibrado por 2 waza-ari contra 1.

A campanha de Marcelo Gomes na categoria Médio começou com triunfo por ippon sobre Islam Sogenov (Sérvia), por punições sobre Thomas Scharfetter (Áustria) e por waza-ari sobre Sungho Lee (Coreia do Sul), até ser derrotado na decisão por ippon para Peter Safrany (Hungria).

Por sua vez, Giovanna Santos iniciou ganhando Anne Bairo (França) por waza-ari e Tina Radic (Croácia) por ippon, caindo na semifinal para Yuli Alma Mishiner (Israel) por punições. Na disputa pelo bronze, a medalha veio na vitória por punições diante de Maria Hoellwart (Áustria).

As outras representantes do Judô Rio no Grand Prix de Zagreb foram Beatriz Comanche (57kg), da Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama, que chegou até a disputa pelo bronze, mas ficou na 5ª colocação, e Eliza Ramos (70kg), do Judô Comunitário Instituto Reação, que perdeu na estreia.

Ao todo, a delegação brasileira, formada por 18 judocas, conquistou 5 medalhas no Grand Prix de Zagreb, sendo 2 de prata e 3 de bronze. Com 4 ouros e 1 bronze, o Japão terminou o evento no topo do quadro de medalhas.

 Créditos das imagens: IJF

Deixe uma resposta