Maria Avelino é ouro na Copa Pan-Americana Júnior do Panamá

Judoca do Flamengo somou pontos importantes na busca pela vaga para os Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção 2025
* por Diano Massarani

No último domingo, 6 de abril, foi realizada a Copa Pan-Americana Júnior do Panamá, com a participação de 176 judocas de 20 países. Representante do Judô Rio na delegação brasileira, Maria Avelino, do Clube de Regatas do Flamengo, fez bonito e chegou à medalha de ouro.

Em sua jornada rumo ao topo do pódio da categoria Meio-Médio (63kg) no Panamá, Maria Avelino superou Alyssa Tkachenko (Canadá) por ippon, Maria Cruz (México) por yuko, Ingrid Choco (Colômbia) por ippon, e, na grande final, venceu Catherine Toshkov (Canadá) por waza-ari.

A conquista no Panamá foi a quarta láurea de Maria Avelino em edições da Copa Pan-Americana Júnior em um intervalo de menos de um ano, pois já havia sido ouro em Lima 2024, bronze em Assunção 2024 e bronze no Rio de Janeiro 2025. Feliz com o resultado, a judoca do Flamengo comentou sobre seu grande objetivo para a temporada:

“Estou na briga pela vaga nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção deste ano e, por isso, ganhar a medalha de ouro aqui no Panamá foi muito importante para eu poder somar pontos, continuar em busca da liderança do ranking continental e conseguir a vaga”.

Enviando ao Panamá uma delegação de 12 atletas, o Brasil terminou a competição com 4 ouros, 3 pratas e 3 bronzes. Com o resultado, Maria Avelino alcançou a 11ª posição no ranking mundial Júnior na categoria Meio-Médio.

Deixe um comentário