Luana Carvalho conquista prata e Rafaela Silva, bronze no Pan-Americano/Oceania

Judocas da Umbra-Vasco e do Flamengo, respectivamente, representantes do Time Judô Rio subiram ao pódio na competição disputada em Lima nesta sexta e sábado


O Time Judô Rio segue contribuindo com o quadro de medalhas do Brasil nas principais competições do mundo. Nas disputas individuais do Campeonato Pan-americano/Oceania 2022, disputado em Lima, no Peru, Luana Carvalho (70kg), atleta da Umbra-Vasco conquistou a prata, enquanto Rafaela Silva (57kg), ficou com o bronze.

“Gostaria de dar os parabéns para Luana e Rafaela pelas medalhas, mas também pelo Ryan por sua estreia em Pan-americanos Adulto. Também quero felicitar os professores da Umbra-Vasco, do Flamengo e da Associação Nagai que estão trabalhando muito para dar todo suporte para que os atletas desenvolvam suas capacidades. É muito importante para a FJERJ termos representantes na seleção principal, dando resultados, representando diferentes clubes. Vamos seguir trabalhando para ampliarmos os nomes e oportunidades”, disse Jucinei Costa, presidente do Time Judô Rio.

Luana derrotou a experientíssima Maria Portela na semifinal


Luana fez uma grande competição neste sábado, 16. A jovem, que havia sido campeão pan-americana Sub 21 na última segunda-feira, 11, mostrou que está em grande fase e estreou com vitória sobre a canadense Alicia Fiandor nas punições. Nas quartas, derrotou a equatoriana Celinda Corozo depois de estar perdendo por duas punições e conseguir o ippon. Na semifinal, um confronto com a experientíssima Maria Portela, atleta com três Jogos Olímpicos no currículo, vencido na estratégia pela representante da Umbra-Vasco e do Time Judô Rio. Na decisão, veio a única derrota, para Elvismar Rodriguez, da Venezuela. Luana acabou levando três punições para a experiente adversária, que esteve na Rio 2016 e Tóquio 2020.

Rafaela Silva, bronze, ao lado de Silvio Acácio Borges, presidente da CBJ, e Jéssica Lima



Mas a primeira representante do Time Judô Rio a subir ao pódio foi a campeã olímpica na Rio 2016. Rafaela estreou com vitória sobre a dominicana Ana Rosa. Mas na semifinal, a compatriota Jéssica Lima levou a melhor nas punições e garantiu-se em sua primeira final pan-americana. Na disputa pelo bronze, Rafaela derrotou a argentina Brisa Gomez com um ippon em poucos segundos de luta. Jéssica ficaria com o ouro, repetindo o feito de Rafaela Silva em 2013, última vez que o Brasil havia conquistado ouro na categoria leve. No período, outras representantes do Time Judô Rio como a própria Rafaela, Tamires Crude e Jéssica Pereira haviam batido na trave.

O Time Judô Rio ainda teve Ryan Conceição (60kg), da Associação Nagai, lutando na última sexta. Depois de ser campeão pan-americano júnior há uma semana, Ryan voltou ao tatame de Lima para seu primeiro Campeonato Pan-Americano Sênior. Na estreia, bateu Pablo Diaz, do Panamá, por ippon, mas parou nas oitavas-de-final diante do guatemalteco Jose Ramos, que marcou um waza-ari no Golden score e eliminou o brasileiro da disputa por medalhas.

Ryan Conceição em ação no Pan 2022

Neste domingo, 17, serão realizadas as disputas por equipes. Rafaela e Luana têm boas chances de estarem entre as representantes do Brasil no time misto.

Deixe um comentário