Leonardo Lara (presidente) e Jeferson Vieira (vice-presidente) são eleitos para a FJERJ por aclamação
Assembleia Geral Ordinária deste domingo, 23 de março, também definiu os Conselhos de Ética e de Administração para o próximo quadriênio
* por Diano Massarani
Com Leonardo Elarrat Campos Lara de presidente e Jeferson da Rocha Vieira de vice-presidente, a chapa “Juntos somos sempre mais fortes” foi eleita por aclamação para o Conselho Diretor da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) para o quadriênio março-2025 / março-2029. As eleições ocorreram durante a Assembleia Geral Ordinária deste domingo, 23 de março, no Complexo Esportivo do Maracanã (Auditório do Estádio Célio de Barros), e também definiram o Conselho de Ética e o Conselho de Administração da Federação para o mesmo período. Leonardo Lara apresentou os objetivos principais da nova gestão em diferentes escalas, começando pelo Judô de alto rendimento:
“O alto rendimento sem dúvida é um dos pilares da Federação. As nossas conquistas contam a nossa história. Um grande objetivo que temos é o de tornar as competições do Rio de Janeiro cada vez maiores e com melhor nível técnico, assim como o de conseguir mais recursos para o custeio de nossas equipes nos eventos nacionais. Falando em eventos nacionais, buscaremos dar oportunidade ao maior número de treinadores e de árbitros de atuar em eventos nacionais, trazendo, assim, cada vez mais conhecimento e experiência para a FJERJ”, declarou o recém-eleito presidente, que seguiu falando sobre o Judô como meio de educar:
“Uma grande diferença do Judô para outras modalidades esportivas é que o Judô foi criado para ser um método de educação, onde a formação global do indivíduo visa trazer benefícios para toda a sociedade. Desta forma, temos como um de nossos principais objetivos o de trazer novos projetos sociais e educacionais para a comunidade Judô Rio, envolvendo cada vez mais crianças, jovens e professores”. Por fim, Leonardo Lara comentou sobre como pretende desenvolver a Federação em termos administrativos:
“A área administrativa é fundamental para o planejamento e a organização de qualquer entidade, e com a FJERJ não haveria de ser diferente. Queremos, além de reformar a nossa sede e implementar tecnologias mais avançadas em nossos processos administrativos, investir ainda mais em cursos e projetos de qualificação para os colaboradores da Federação”.
Leonardo Lara e Jeferson Vieira fizeram parte do quadro diretivo da FJERJ durante os dois mandatos de Jucinei Costa na presidência, entre 2017 e 2024. Leonardo Lara foi Diretor Técnico durante todo o período e acumulou a função de vice-presidente no primeiro mandato, enquanto Jeferson Vieira foi superintendente administrativo e, depois, vice-presidente. Jeferson Vieira comentou sobre os benefícios que a continuidade pode trazer para o próximo quadriênio:
“Ao longo destes últimos anos, a Federação se aproximou de instituições como a CBJ e a Secretaria de Esporte e Lazer do Estado de uma forma inédita, expandindo a nossa capacidade de realizar grandes eventos nacionais e internacionais, promover o Judô escolar e o Judô inclusivo, e fomentar projetos sociais. Com certeza ter uma continuidade de ideias e de forma de trabalhar na direção da Federação contribui para que possamos estreitar ainda mais os laços com estas e outras entidades e levar adiante os projetos que buscam impactar positivamente não apenas na comunidade do Judô Rio, mas em toda a nossa sociedade”.
Os membros eleitos para o Conselho de Administração foram João de Deus Lins Brandão Junior, Carlos Otávio da Silva Conceição e Douglas Leal Bento. Já para o Conselho de Ética, foram eleitos Helio de Oliveira, Nilza Maria Guimarães da Silva, Derides de Castro Rosa, Chuno Wanderley Mesquita e Willian Muniz de Souza. A Comissão Eleitoral foi formada por Diogo Ferreira Pereira (Presidente), Roberto Alves Garcia (Vice-Presidente), Carlos Eugênio Vieira Losso (1º Secretário), Ana Cristina Moraes de Oliveira (2ª Secretária) e Alexsandro de Souza Lima Guilhome (Procurador).
Leonardo Lara (presidente)
Leonardo Lara se filiou à FJERJ em 1985 pela Associação Atlética Banco do Brasil Tijuca, agremiação pela qual se tornou faixa preta em 1990 sob tutela do sensei Jonas Venturi. Em 1991, formou-se árbitro pela Federação e iniciou a faculdade de Educação Física, que viria a concluir em 1995. Como treinador e chefe de delegação, conquistou diversos títulos com o Time Judô Rio, em todas as classes, do Sub-13 ao Sênior. Em 2000, Leonardo Lara assumiu seu primeiro cargo na Federação, o de Coordenador dos Oficiais Técnicos, função que viria a exercer por sete anos, além de ter sido Conselheiro Fiscal eleito por cerca de uma década. Entre 2017 e 2020, Leonardo Lara acumulou as funções de Vice-Presidente e Diretor Técnico da Federação, permanecendo como Diretor Técnico de 2021 a 2024. Leonardo Lara é Kôdansha 6º Dan, membro da Academia Brasileira de Treinadores do COB e atuou como gerente de competições de Judô nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Jeferson Vieira
Jeferson Vieira é filiado à FJERJ há quase 50 anos, desde 1976, quando entrou na Federação pelo Judô Clube Antônio Vieira. Dez anos depois, em 1986, se formou faixa preta pelas mãos do sensei Luiz Araújo de Lima, no Clube de Natação e Regatas Santa Luzia. Assim que se tornou faixa preta, Jeferson Vieira passou a atuar também como árbitro, chegando ao ápice de arbitrar no Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ) entre 2009 e 2021 e nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e Tóquio 2020. Em meados dos anos 2000, assumiu a função de Diretor de Arbitragem da FJERJ e, logo depois, a de Coordenador de Arbitragem da Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Ao longo dos últimos 8 anos, Jeferson Vieira, que é Kôdansha 7º Dan, exerceu na Federação as funções de Superintendente Administrativo (2017-2020) e Vice-Presidente (2021-2024).
Veja, abaixo, a ata da Assembleia Geral Ordinária deste domingo.