Representantes do Judô Rio, Karla Cardoso e Maria Nubea Lins ajudam Brasil a conquistar bronze por Equipes no Mundial Paralímpico Odivelas 2018

Ao todo, quatro atletas filiados à FJERJ representaram o Brasil na competição. Wilians Araújo chegou a disputar medalha no individual, mas acabou em quinto. Gabriel Nascimento Silva também lutou em Portugal

O Mundial Paralímpico de Judô Odivelas 2018 terminou neste domingo com mais uma medalha pro Brasil. Karla Ferreira Cardoso (48kg/Flamengo e CEIBC) e Maria Nubea Lins (57kg/Instituto Reação) ajudaram a seleção feminino do Brasil a conquistar o bronze Por Equipes. Maria Nubea ainda teve uma boa participação no individual, chegando a disputar o bronze. Contudo, acabou na quinta colocação ao ser derrotada pela chinesa Lin Zhilian.

Wilians Araújo (+100kg/Projeção e CEIBC) também teve a chance de subir ao pódio, mas foi superado no golden score por Ilham Zakiyev, do Azerbaijão, e ficou com o quinto lugar. Wilians foi medalhista de bronze no Mundial de 2014 e prata na Paralimpíadas do Rio.

O jovem Gabriel Nascimento Silva (66kg/Projeção e CEIBC), de 19 anos, também esteve entre os 15 brasileiros que disputaram o Mundial Paralímpico Odivelas 2018, mas não chegou à disputa por medalhas.

Além do bronze Por Equipes no feminino, o Brasil conseguiu um resultado inédito e histórico com Alana Maldonado, que se tornou a primeira judoca com deficiência visual a conquistar o ouro em um Campeonato Mundial Paralímpico. A atleta da categoria médio (70kg) venceu suas três lutas na competição para ser campeã mundial. Ela já havia sido medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

A outra medalha do Brasil também saiu no sábado, segundo dia do Mundial, e foi conquistada pela paranaense Meg Emmerich. Ela chegou à semifinal da categoria acima de 70kg, mas foi superada pela sul-coreana Hayeong Park. Em seguida, voltou ao tatame e conquistou o bronze ao superar a sua compatriota Rebeca Silva, por ippon, após 1min41 de luta. Com apenas 17 anos, Rebeca, que também lutou muito bem na competição Por Equipes, se mostra como a grande promessa do Judô Paralímpico Brasileiro para os próximos anos.

O Campeonato Mundial Paralímpico de Judô Odivelas 2018 teve recorde de participação, com 267 Judocas (172 masculinos e 95 femininos) representando 42 países. A competição marcou o início do processo de qualificação para os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, sendo também a que mais distribui pontos para o ranking mundial.

Deixe uma resposta