Judô Rio chega aos JEBs simbolizando união entre FJERJ e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer

Com 16 estudantes-atletas, equipe de Judô que vai representar o Rio de Janeiro na maior competição escolar do país embarcou para Recife nesta sexta-feira, 20 de setembro
* por Diano Massarani

Seja pelas láureas internacionais de seus judocas, seja pelas conquistas nacionais de suas equipes, a temporada de 2024 do Judô Rio não será esquecida tão cedo. No entanto, não é apenas dentro dos tatames que o Judô Rio tem sido um sucesso. Fora das áreas de luta, o ano de 2024 está sendo marcado pela parceria cada vez mais forte entre a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) e a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer. Um dos frutos desta parceria, a equipe de Judô do Rio de Janeiro nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) embarcou nesta sexta-feira, 20 de setembro, para Recife, sede do maior multievento esportivo escolar do país.

A equipe de Judô do Rio de Janeiro nos JEBs contará com 16 integrantes, que garantiram a vaga através dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ). As disputas de Judô no JERJ puderam contar com toda a reconhecida estrutura de competição elaborada pelos oficiais técnicos e gestores de eventos da Federação e, inclusive, uma de suas etapas foi realizada em conjunto com o Circuito Estadual, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. Secretário Estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani exaltou a parceria com a FJERJ e demonstrou otimismo com o futuro:

“O Judô nos Jogos Escolares do Rio de Janeiro representa não apenas uma competição, mas uma verdadeira celebração do talento e da dedicação dos nossos jovens atletas. O trabalho conjunto entre a Secretaria e a Federação está sendo fundamental para proporcionar experiências inesquecíveis como as competições dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro, onde grandes campeões deixaram sua marca. Essa parceria foi um passo importante na formação da equipe que está indo representar o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros, e estou confiante de que estamos construindo um futuro promissor para o Judô fluminense”.

Presidente da FJERJ, Jucinei Costa destacou a importância do Judô escolar e recordou outros frutos da parceria com a Secretaria:

“Todos os caminhos que possam abrir as portas do Judô para os iniciantes serão apoiados pela Federação, e por isso nos dedicamos ao máximo para atuar junto à Secretaria nos Jogos Escolares. É uma satisfação enorme saber que a parceria com a Secretaria tem resultado em muitos e diversos benefícios para nossa sociedade. Somente neste ano, além dos Jogos Escolares, estivemos juntos no Campeonato Pan-Americano e Oceania, na 17ª edição da Copa Rio e no Projeto Judocas do Futuro, que contemplou crianças faixas brancas de comunidades do Rio de Janeiro com 150 judogis”.

Os Jogos Escolares Brasileiros ocorrem de 20 de setembro a 3 de outubro em Recife e vão receber mais de 9 mil participantes, incluindo estudantes-atletas, técnicos, professores, árbitros, entre outros, para 18 modalidades esportivas. A equipe de Judô do Rio de Janeiro será representada pelos seguintes estudantes-atletas, com suas respectivas agremiações afiliadas à FJERJ e escolas.

Estudantes-Judocas:

Athylla Germano (Clube de Regatas do Flamengo / Escola Municipal Santos Anjos)

Clarisse Rocha Vallim (Clube de Regatas do Flamengo / Colégio Pinheiro Guimarães)

Gabriela Pereira (Judô Comunitário Instituto Reação / Colégio Araújo Rocha)

Giullya Garcia (Equipe Pupo de Judô / Centro Educacional Panisset da Silva)

Iara Aragão (Judô Comunitário Instituto Reação / Escola Eleva)

João Felipe Mourão (Clube de Regatas do Flamengo / Colégio Pedro II)

João Gabriel Santos (Clube de Regatas do Flamengo / Colégio Instituto Marcos Freitas)

João Guilherme da Costa (Impacto Fight School / Escola Municipal Pereira Passos)

Micaela Jardim (Botafogo Judô / Colégio Santo Agostinho)

Monique Alves (Judô Comunitário Instituto Reação / Centro Escolar de Copacabana)

Pedro de Souza (Umbra – Clube de Regatas Vasco da Gama / Curso de Aplicação Universitária)

Pedro Jorge Assis (Associação Budokan Judo Karate Clube / Colégio Militar do Rio de Janeiro)

Rafaella Oliveira (Equipe Leo Lima / Colégio Estadual Abdias Nascimento)

Rhichard Gabriel Soares (Clube de Regatas do Flamengo / Instituto Loide Martha)

Saulo Laport (Judô Comunitário Instituto Reação / Colégio Pedro II)

Sofia Brena Lopes (Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama / Escola Técnica Virgínia Patrick)

Treinadores:

André Amorelli (Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama)

Rodrigo Dominiciano (Clube de regatas do Flamengo)

Carolina Pereira (Judô Comunitário Instituto Reação)

Deixe uma resposta