Judô Rio celebra o Dia Olímpico
Professores filiados à FJERJ, Marcelo “Moskão”, Rodrigo Domiciano e Thathy Carvalho participam de evento organizado pelo COB para cerca de 280 crianças
* por Diano Massarani
Dia 23 de junho é mundialmente conhecido como Dia Olímpico, pois a data assinala a fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI). E para celebrar um momento tão simbólico, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) recebeu cerca de 280 crianças da rede pública de ensino do Rio de Janeiro no Centro de Treinamento do Time Brasil para uma jornada de atividades lúdicas e educativas através da campanha Let’s Move e do programa Transforma. E como não poderia deixar de ser quando se fala das dimensões lúdicas e educativas do esporte, o Judô se fez presente, com oficinas ministradas pelos professores filiados à Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ), Marcelo “Moskão”, Rodrigo Domiciano e Thathy Carvalho.
Treinador do Botafogo Judô, Marcelo “Moskão” descreveu as atividades e destacou a semelhança do evento com o Circuito Hajime, promovido pela FJERJ para judocas iniciantes:
“As crianças foram divididas em 5 grupos, cada uma representando uma das cores do símbolo olímpico. Assim que chegaram, as crianças assistiram a uma peça de teatro sobre a história dos Jogos Olímpicos com a participação da mascote Ginga e, depois, foram para as oficinas, que, além do Judô, contou com Atletismo, Boxe, Esgrima e Taekwondo. A dinâmica das atividades foi bem semelhante à que implementamos aqui no Rio de Janeiro com o Circuito Hajime da Federação, com treinamentos educativos e um ambiente de ludicidade. Tudo bem convidativo para as crianças conhecerem o Judô e se animarem para seguir praticando”.
Rodrigo Domiciano, técnico da base do Clube de Regatas do Flamengo, reforçou a necessidade de que os responsáveis busquem sempre treinadores reconhecidos pela FJERJ para ensinarem às crianças que se animarem a aprender mais sobre o Judô:
“O dia Olímpico foi um momento de apresentação do Judô às crianças de uma forma bem lúdica. Passamos alguns movimentos e técnicas básicas, sempre de forma bem cuidadosa. As crianças se empolgaram bastante e, ao final, orientamos que buscassem academias sob a supervisão de professores faixas pretas afiliados à Federação para seguirem conhecendo o Judô”.
A terceira integrante da equipe indicada pela FJERJ ao COB para participar do Dia Olímpico foi Thathy Carvalho, da Associação Judô Zoshikan Helio de Oliveira, que ressaltou o clima agradável proporcionado pela equipe do COB e o afeto das crianças com os professores:
“Eu já tinha participado do Dia Olímpico em 2011, e mais uma vez foi uma experiência incrível. Estar em uma sede das Olimpíadas e receber a assistência e atenção do COB é muito importante para nós. Assim como o carinho das crianças, que estavam muito animadas e nos pediam fotos e autográfos a todo momento. Nós éramos especiais só porque éramos judocas e estávamos ali com elas. Durante as atividades, ensinamos sobre a história do Judô, o vocabulário do esporte em japonês e movimentos, sempre de forma adaptada ao tamanho das turmas e à faixa etária das crianças”.
Veja, abaixo, fotos do Dia Olímpico realizado no Centro de Treinamento do Time Brasil.
Crédito das imagens: Beto Noval / COB