Judô Rio brilha no Pan-Americano e Oceania Cadete e Júnior com seus 7 representantes no pódio
Os grandes destaques foram os campeões continentais individuais Victor Hugo Silva (Umbra-Vasco) e Manuela Maia (Flamengo), no Cadete, e Mariana Nunes (Reação), no Júnior
* por Diano Albernaz Massarani
O Judô Rio viajou para o Campeonato Pan-Americano e Oceania Cadete (Sub-18) e Júnior (Sub-21) com 7 representantes, e brilhou forte, com todos os 7 subindo ao pódio na principal competição continental das classes, realizada de 18 a 20 de abril em Lima (Peru).
Nas disputas da classe Cadete, na sexta-feira, dia 18, Victor Hugo Silva (55kg / Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama) e Manuela Maia (57kg / Clube de Regatas do Flamengo) se sagraram campeões, enquanto Ruan Vasconcelos (81kg / Clube de Regatas do Flamengo) e Thiago Santos (+90kg / Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama) faturaram o bronze.
No sábado, dia 19, ocorreram os combates pela classe Júnior, e os representantes do Judô Rio, todos do Judô Comunitário Instituto Reação, conquistaram uma medalha de cada brilho. Ouro para Mariana Nunes (48kg), prata para Ana Gabrielle Soares (+78kg) e bronze para Gabriel dos Santos (+100kg).
Por fim, o domingo de Páscoa, dia 20, foi reservado aos confrontos por equipes mistas, e a seleção brasileira foi vitoriosa em ambas as classes, com contribuições de Ruan Vasconcelos, na equipe Cadete, e de Ana Gabrielle Soares e Gabriel dos Santos, na equipe Júnior.
O torneio da classe Cadete recebeu 137 competidores de 19 países, e a seleção brasileira terminou no topo da classificação com 10 ouros, 2 pratas e 4 bronzes. Já o torneio da classe Júnior contou com 214 atletas de 26 nações e a seleção brasileira repetiu o título, desta vez com 10 ouros, 4 pratas e 2 bronzes.
Crédito da imagem de capa: Federación Deportiva Peruana de Judo