Jogos Escolares reforçam laços entre FJERJ e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer
Etapa regional do JERJ levou estudantes-judocas de mais de 180 instituições de ensino à Arena Carioca 1, no último fim de semana, dias 13 e 14 de julho
* por Diano Massarani
Somente neste ano de 2024, a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) e a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer já se uniram na realização de um evento internacional de alto rendimento – o Campeonato Pan-Americano e Oceania – e do Projeto Judocas do Futuro, que contemplou crianças faixas brancas de comunidades do Rio de Janeiro com 150 quimonos. Agora, foi a vez de Federação e Secretaria darem as mãos para incentivar os estudantes a se mobilizarem em torno do esporte através dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ).
No último fim de semana, dias 13 e 14 de julho, a Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, recebeu 346 inscritos e 60 técnicos de 186 instituições de ensino, públicas e privadas, para as disputas de Judô da etapa regional do JERJ, no caso, da chamada Região Metropolitana 1, que engloba a capital e outras 9 cidades. Esta etapa ocorreu simultaneamente ao Troféu Rio de Janeiro, do Circuito Estadual, o que significa que os estudantes-judocas puderam aproveitar não só um espaço que foi sede dos Jogos Olímpicos como toda a reconhecida estrutura de competição elaborada pelos oficiais técnicos e gestor de eventos da FJERJ. O secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, comentou sobre a estreita parceria com a Federação e a oportunidade oferecida aos estudantes de usufruírem do legado olímpico:
“O Judô dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro está oferecendo um espetáculo imperdível, com competições acirradas entre atletas de altíssimo nível. Participar em locais icônicos como a Arena Carioca 1, que serviram aos atletas olímpicos nos Jogos Rio 2016, proporciona uma experiência única e inspiradora. Competir onde grandes campeões fizeram história valoriza o esforço e o talento desses estudantes, motivando-os a alcançar seus próprios sonhos. Parabenizo a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, a Judô Rio, pelo empenho primoroso e parceria fundamentais para o sucesso do JERJ”.
A edição de 2024 do JERJ conta com mais de 5.000 estudantes inscritos para disputas em 20 modalidades. Ao todo, somando as 5 regiões, são 541 participantes no Judô, cuja fase final será classificatória para os Jogos da Juventude, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e os Jogos Escolares Brasileiros, da Confederação do Desporto Escolar (CBDE), nas respectivas categorias de idade.
Crédito da imagem de capa: Carol Brandão / Fotop