Jéssica Pereira fica com prata no Open e volta de Guadalajara com duas medalhas

Na última quinta, 15, judoca já havia sido bronze no Campeonato Pan-americano. David Moura ficou com a prata no Pan. Ambos seguem na disputa pela vaga olímpica. Jeferson Vieira, vice-presidente da FJERJ, representou o Time Judô Rio na arbitragem


O Time Judô Rio teve três representantes em ação em duas competições realizadas em Guadalajara, no México, nos últimos dias. Na quinta, 15, e sexta, 16, foi realizado o Campeonato Pan-americano de Judô 2021 e neste sábado, 17, foi a vez do Open. Jeferson Vieira, vice-presidente da FJERJ, atuou como árbitro. Já Jéssica Pereira e David Moura voltaram com medalhas. A judoca faturou duas, uma de bronze no Pan-americano e uma de prata no Open. Enquanto David ficou com a prata no Pan-Americano e segue firme na briga pela vaga olímpica.

Neste sábado, no Open Pan-Americano de Guadalajara, Jéssica conseguiu 70 pontos no ranking mundial, graças ao vice-campeonato. Ela foi até a final depois de passar por Julieta Perez (MEX) e Mariah Holguin (USA), mas foi derrotada nas punições por Ketelyn Nascimento e ficou com a prata.

Resultados e quadro de medalhas no Open de Guadalajara

No Campeonato Pan-Americano, Jéssica também só foi derrotada pela compatriota, mas na semifinal. Ela venceu Cynthia Rahming (BAH) na primeira rodada e Julieta Perez (MEX) para ficar com o bronze. Com isso, a judoca conquistou 350 pontos no ranking mundial e ainda em chances de ser a representante do país na categoria até 57kg. Ela faturou nas duas competições, no total, 420 pontos contra 800 de Ketelyn, sua adversária direta.

Na sexta, os pesados David Moura e Rafael Silva “Baby” que brigam ponto a ponto pela vaga em Tóquio 2020 fizeram a final do Campeonato Pan-Americano. David acabou superado no Golden score depois de uma luta muito equilibrada, definida nos detalhes. Antes, ele havia derrotado Quibian Waisome Arosemena (PAN) e Freddy Figuero (ECU) por ippon. Com isso, ele troca o terceiro lugar de 2020, pela prata de 2021 no ranking mundial e soma mais 140 pontos.

O Brasil foi campeão geral do Campeonato Pan-americano com sete medalhas de ouro, quatro de prata e três de bronze, além de três quintos lugares.  As próximas etapas do Circuito Mundial até os Jogos Olímpicos são o Grand Slam de Kazan, na Rússia, em maio, e o Campeonato Mundial de Budapeste, em junho, fechando o ranqueamento olímpico. A lista deve ser atualizada na próxima segunda-feira, com os resultados do Pan, do Asiático, do Africano e do Europeu.

Transmissão pelo Canal Olímpico do Brasil – O Pan marcou a estreia do judô nas transmissões ao vivo do Canal Olímpico do Brasil, a plataforma oficial de streaming do Comitê Olímpico do Brasil. Todas as lutas foram exibidas, narradas por Guilherme Maia e comentadas pelo medlahista olímpico e mundial do Judô, Leandro Guilheiro. O fã do judô pode assistir, torcer e interagir com a transmissão pelo Twitter mandando mensagens com a hashtag #CanalOlimpicoDoBrasil.

Confira abaixo todas as medalhas do Brasil no Campeonato Pan-americano de Judô Guadalajara 2021

BRASIL NO 1º LUGAR GERAL – 7 OUROS, 4 PRATAS E 3 BRONZES 

OURO
Larissa Pimenta (52kg) 
Willian Lima (66kg)
Ketleyn Quadros (63kg)
Ellen Santana (70kg)
Beatriz Souza (+78kg)
Guilherme Schimidt (81kg)
Rafael Silva Baby (+100kg)

PRATA
Gabriela Chibana (48kg)
Ketelyn Nascimento (57kg)
Rafael Macedo (90kg)
David Moura (+100kg)

BRONZE
Nathália Brígida (48kg) 
Jéssica Pereira (57kg)
Leonardo Gonçalves (100kg)

5º lugar
Renan Torres (60kg)
Aléxia Castilhos (63kg)
Rafael Buzacarini (100kg)

Deixe uma resposta