Jéssica Pereira conquista quinto lugar no Campeonato Mundial Baku 2018
Representante do Judô Rio foi derrotada na disputa do bronze por Érika Miranda. Rafaela Silva compete neste sábado
Jéssica Pereira (52kg) representou muito bem o Judô Rio no Campeonato Mundial Baku 2018, ficando a uma luta de chegar ao pódio. A judoca do Instituto Reação, de 24 anos, que já possui uma medalha de prata no Mundial Júnior, foi derrotada na disputa pela medalha de bronze por Érika Miranda, que aos 31 anos, chegou à quinta medalha em Mundiais, sendo uma prata e quatro bronzes. Daniel Cargnin também ficou na quinta colocação.
A brasileira Érika Miranda aumentou sua coleção de medalhas em Campeonatos Mundiais de Judô nesta sexta-feira, 21, ao conquistar um dos bronzes na categoria meio-leve (52kg). A decisão pela medalha foi contra outra brasileira, Jéssica Pereira, que ficou em quinto lugar em seu primeiro Mundial, assim como Daniel Cargnin (66kg). O bronze de Baku é o quinto pódio consecutivo de Érika em mundiais individuais, com uma prata e quatro bronzes. Com isso, Érika iguala-se à Mayra Aguiar em número de medalhas e as duas são as maiores medalhistas brasileiras em Mundiais de Judô.
Antes de encarar Érika Miranda na disputa pelo bronze, Jéssica Pereira, abriu sua primeira participação em Mundiais adultos com vitória por ippon ao imobilizar a vietnamita Thuy Nguyen. Nas oitavas, ela enfrentou a australiana Tinka Easton e logo abriu um waza-ari de vantagem. Nos segundo finais, Easton empatou o duelo e a decisão ficou para o golden score, onde Jéssica conseguiu a finalização fazendo a adversária bater para desistir do combate.
Nas quartas, a japonesa Uta Abe imobilizou Jéssica até o ippon e a brasileira foi para a repescagem, onde derrotou a israelense Gefen Primo por waza-ari e classificou-se para a disputa de bronze.
O pódio do 52kg teve dobradinha japonesa, em que Ai Shishime terminou com a prata passando a coroa de campeã mundial à novata Uta Abe, de apenas 18 anos. A francesa Amandine Buchard completou o pódio com o outro bronze.
Rafaela Silva estreia neste sábado contra canadense – As disputas do Campeonato Mundial continuam neste sábado, 22, e a única representante do Brasil neste dia será a campeã olímpica Rafaela Silva. Ela estreia em Baku contra a canadense Jessica Klimkait.
“A expectativa sempre é boa por estar representando o Brasil em mais um Mundial. Acabei de vir de uma competição em que fui campeã, então eu que isso pode pesar para as adversárias. Eu fiz três competições este ano e em uma fui campeã, voltando de cirurgia”, ressalta Rafaela, atleta do Instituto Reação e do Judô Rio.