III Módulo de Estágio Técnico tem homenagem ao Professor José Pereira e atividades em três cidades

Lenda da arbitragem brasileira completou 94 anos nesta segunda-feira, 04. Candidatos ao Exame de Faixas tiveram atividades no Jequiá, na Ilha, e também em Niterói e Búzios


Como disse o poeta: “valorizar o passado é garantir o futuro”. Essa é uma das marcas do Time Judô Rio, que, no III Módulo de Estágio Técnico, realizado no último final de semana, dias 02 e 03 de julho, teve como um dos destaques a homenagem a um dos grandes nomes do judô brasileiro, o professor José Pereira, que completou 94 anos nesta segunda-feira. Lenda da arbitragem nacional, ajudou a formar nomes como os professores Gilmar Dias, coordenador da arbitragem estadual, e Jeferson Vieira, vice-presidente da FJERJ, e árbitros FIJ A, que também compõe a Comissão Estadual de Graus.

“Tivemos no Jequiá Iate Clube, uma estrutura muito bem montada, com atendimento aos candidatos desde a sua chegada, almoço. Também tivemos a felicidade de ter a presença do professor José Pereira Silva, 8º Dan. No encerramento da nossa atividade, quando temos o cumprimento, que simboliza o respeito que temos que ter entre professores e alunos, fizemos uma homenagem ao professor Pereira. Não cantamos parabéns porque dizem que antecipar aniversário não traz sorte, mas eu, que frequento a FJERJ como colaborador desde 1987, nunca vi um aplauso, tão caloroso e tão prolongado, digno daqueles que os grandes artistas da cultura popular recebem ao final de um show”, contou o professor Marco Aurélio Gama, coordenador da Comissão Estadual de Graus, lembrando que os professores Gilmar e Jeferson, presentes ao Jequiá, também dirigiram palavras elogiosas ao sensei Pereira.

Outro grande destaque foi a realização, simultânea, do III Módulo em três cidades diferentes. No Jequiá, na Ilha do Governador, na capital, mas também em Niterói e em Búzios, na Região dos Lagos. Em Niterói, as atividades foram capitaneadas pelos professores Carlos Losso, Marcelo Colonna, Max e Jorge Rocha, na academia do professor Paulo Menezes. Já em Búzios, a realização coube aos professores Marco Alberto, coordenador regional, Jomar Carneiro e Shiro Matsuda. No Jequiá, quase 200 pessoas entre candidatos, professores e familiares estiveram presentes ao evento. Ainda de acordo com o Professor Gama, o clima de harmonia e o preparo dos professores foram visíveis.

“Precisamos sempre destacar o conhecimento dos professores da Comissão Estadual de Graus. Todos os professores, tanto os que atendem aos faixas pretas tanto os que atendem aos faixas marrons, intensificam a rotina de estudos. Eles recorrem aos livros, aos vídeos, procuram fazer o seu planejamento para que na hora da orientação aos candidatos eles possam estabelecer uma relação de confiança, para que tudo ocorra da melhor maneira possível”, contou Gama.

“Estabelecemos uma programação geral, que tem como base uma pesquisa que a gente faz ao final de cada módulo para apurar o nível de satisfação dos candidatos. Perguntamos quais as técnicas que estão apresentando alguma dificuldade, e, identificado isso como um elemento que ocorra várias vezes, certamente essa técnica vai ser objeto de uma atenção maior no próximo módulo. Por isso, pedimos que os candidatos respondam o questionário com muita maturidade, para que tenhamos um feedback correto e venhamos a calibrar os nossos trabalhos e ajudar os candidatos da melhor maneira possível”, completou o coordenador.

A próxima etapa, o IV Módulo, será realizada nos dias 27 e 28 agosto.

Deixe uma resposta