III Módulo de Estágio Técnico da FJERJ recebe mais de 110 candidatos

Etapa do processo de Outorga de Faixas ocorreu na Comissão de Desportos da Aeronáutica, no último fim de semana, dias 6 e 7 de julho
* por Diano Massarani

O III Módulo de Estágio Técnico do processo de Outorga de Faixas de 2024 da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) ocorreu no último fim de semana, dias 6 e 7 de julho, na Comissão de Desportos da Aeronáutica, com a participação de 115 candidatos, sendo 77 à faixa preta. Um dos encarregados pelas atividades, o sensei Carlos Losso, membro da Comissão de Graus da Federação há 8 anos, comentou sobre sua participação e o desenvolvimento dos candidatos, fazendo questão de destacar a contribuição nas atividades dos senseis Silvana Nagai, Flavio Baltar e Maximiliano:

“Com o passar do tempo, vão surgindo novas formas para um judoca atuar dentro da Federação, e para mim é um momento de muita satisfação poder atuar nos Módulos Técnicos, exercendo uma função pedagógica em um ambiente de enorme troca de conhecimentos. É uma atividade muito rica para todos os envolvidos, principalmente para os candidatos. Percebi os candidatos com muito interesse em aprender e mais tranquilos do que nas etapas anteriores do Módulo. Não tenho dúvidas de que tudo vai ocorrer muito bem daqui para frente, nas próximas etapas”.

Para ressaltar a importância do processo de Módulo Técnico para os candidatos, o sensei Losso lembrou das dificuldades de preparação para os exames de faixa em sua época:

“Quando eu consegui a minha faixa preta, o meu professor me comunicou com 15 dias de antecedência que haveria o exame. Isso foi em 1980. Eu tive que me desdobrar em 15 dias para praticamente aprender o Nage-No-Kata, até porque as academias naquela época não tinham muito o hábito de treinar Kata. O Rio de Janeiro foi um dos precursores na criação de um processo de Módulos, e isso proporcionou uma mudança positiva fundamental na preparação dos candidados à faixa preta”.

Concluindo suas observações, o sensei Losso falou sobre qual a função primordial dos Módulos Técnicos na formação de um judoca:

“A Comissão de Graus não está presente nos Módulos para ensinar Judô a um faixa marrom, mas sim para padronizar o conhecimento dos candidatos à faixa preta conforme o idealizado pela FJERJ e pela Kodokan. O nosso objetivo ali é o Judô em sua essência, trabalhando as pegadas, a velocidade dos golpes e a postura na sua forma básica e estrutural”.

O IV Módulo de Estágio Técnico da FJERJ, também presencial, está agendado para o dia 31 de agosto.

Deixe um comentário