Homenagem póstuma para Erica Lima, uma das pioneiras do judô feminino no Rio de Janeiro
Em memória da judoca Erica Lima, a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro publica carta assinada pelo grupo “Galáticas do Judô”, formado por ex-companheiras e conhecidas da ex-atleta. O Time Judô Rio se solidariza com todos os familiares e amigos por essa perda.
“O judô do Rio de Janeiro perdeu precocemente, no dia 05 de maio de 2021, a ex-atleta Erica de Oliveira Lima, que, além de fazer parte da história do judô carioca de alto rendimento na categoria ligeiro, foi inspiração e auxiliou o desenvolvimento das novas gerações. Ela foi integrante da seleção brasileira nas décadas de 1980 e 1990, quando o judô feminino ainda estava começando a dar seus primeiros passos.
Eriquinha, como era chamada carinhosamente pelos amigos e amigas, era moradora da Ilha do Governador e representou a agremiação Uno Game. As lesões decorrentes do esporte a fizeram parar de competir, mas nunca de vestir o judogi e acompanhar as competições cariocas e nacionais.
Ela permaneceu próxima de novas gerações de atletas, compartilhando conhecimentos e os encorajando a perseguirem sonhos para torná-los realidade. Vibrava com a vitória de cada um deles.
Suas contemporâneas e amigas do judô, reunidas em um grupo chamado “Galáticas do Judô”, deixam a gratidão a Deus por terem compartilhado da sua amizade, disponibilidade, alegria e grandeza.
Saudades do seu valor demonstrado no companheirismo, nos ombros onde podíamos descansar, com as mãos estendidas para confiar.
Até um dia, querida e eterna amiga, Eriquinha”.