Histórico! Wilians ganha o ouro e Brenda fica com a prata nos Jogos Paralímpicos 2024
Atletas do Judô Rio são decisivos para a melhor campanha paralímpica do Brasil na história da modalidade, com 4 ouros, 2 pratas e 2 bronzes
* por Diano Massarani
Os Jogos Paralímpicos 2024 serão inesquecíveis para a história do Judô Rio, com a medalha de ouro conquistada por Wilians Araújo e a de prata por Brenda Freitas. Na verdade, os Jogos Paralímpicos 2024 serão inesquecíveis para todo o Judô brasileiro, que alcançou sua melhor campanha na história, com 4 ouros, 2 pratas e 2 bronzes.
No sábado, 7 de setembro, a campanha de Wilians Araújo rumo ao topo do pódio da classe +90kg/J1 foi perfeita. Em 3 lutas, foram 3 vitórias por ippon, contra Yerlan Utepov (Cazaquistão), Ganbat Dashtseren (Mongólia) e Ion Basoc (Moldávia). Um dia antes, na sexta-feira, Brenda Freitas chegou à prata na classe 70kg/J1 vencendo Merve Uslu Hajabipour (Turquia) e Theodora Paschalidou (Grécia), por ippon, até perder na final para Li Liu (China) por um waza-ari já no Golden Score. O outro representante do Judô Rio em Paris, Sergio Junior, na classe +90kg/J2, foi derrotado na estreia por Zhurkamyrza Shukurbekov (Cazaquistão) e na repescagem por Tony Ricardo Mantolas (Indonésia)
Além de realizar a melhor campanha de sua história paralímpica, o Judô brasileiro, com seus 4 ouros, 2 pratas e 2 bronzes, terminou no topo do quadro de medalhas da modalidade em Paris, à frente das potências Ucrânia (3-0-2), China (2-1-2), Japão (2-1-1) e Cazaquistão (1-1-3).
Abaixo, as fotos da histórica jornada de Wilians Araújo e Brenda Freitas em Paris. Créditos das imagens: CPB