Flamengo, Reação e Umbra-Vasco brilham na Seletiva Nacional Sub-18 e Sub-21
No Sub-18, o Flamengo terminou como melhor colocado geral e no Feminino e a Umbra-Vasco foi primeiro lugar no Masculino. Já no Sub-21, o Reação foi o maior medalhista geral e o melhor classificado no Feminino. Do interior, Santa Cruz também subiu ao pódio
* por Diano Massarani
Clube de Regatas do Flamengo: melhor classificado na classe Sub-18 no geral e no Feminino. Judô Comunitário Instituto Reação: melhor colocado no Feminino e maior medalhista na classe Sub-21. Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama: primeiro lugar no Masculino e segundo no geral na classe Sub-18. Instituto Santa Cruz de Esportes: agremiação do interior com atleta que foi ao pódio em competição nacional. Esses foram os grandiosos resultados conquistados pelas agremiações do Judô Rio na CBI Seletiva Nacional Sub-18 e Sub-21, realizada de 6 a 9 de dezembro, no ginásio do Clube Paineiras do Morumby (SP).
Sem dúvidas, os feitos de Flamengo, Reação, Umbra – Vasco e Santa Cruz na Seletiva são mais uma demonstração de que a FJERJ segue cumprindo com louvor o seu objetivo de criar um cenário em que a força do Judô Rio esteja distribuída entre as suas agremiações. Uma outra comprovação neste sentido é que o Rio de Janeiro foi o único Estado com 3 agremiações presentes entre as 8 melhores classificadas, somando ambas as classes, na Seletiva.
Na classe Sub-18, o Flamengo terminou na liderança do quadro de medalhas com 3 ouros, 1 prata e 1 bronze, e a Umbra – Vasco veio logo em seguida com 2 ouros. Ainda no Sub-18, o Reação faturou 1 ouro e o Instituto Santa Cruz de Esportes, 1 prata. A grande campanha do Reação foi no Sub-21, com a 2ª posição e o maior número de medalhas na classe: 3 ouros, 3 pratas e 2 bronzes. Também na Sub-21, o Flamengo ficou na 4ª colocação com 1 ouro, 2 pratas e 1 bronze, e a Umbra – Vasco ganhou 1 bronze.
A CBI: Seletiva Nacional Sub-18 e Sub-21 reuniu 1496 judocas de 243 agremiações. O Reação e o Flamengo foram os clubes com maior número de inscritos no evento, respectivamente 52 e 50. Também representaram o Rio de Janeiro: Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama (30), Botafogo Judô (25), Impacto Fight School (18), Instituto Santa Cruz de Esportes (16), Associação Budokan Judo Karate Clube (11), Tijuca Tenis Clube (4), Academia Fitness de Judo (3), Equipe Leo Lima (3), Judô Fragoso (3), Jequiá Iate Clube (2), Premier Judô (3), Judô Clube Leonardo Lara (2), Instituto Filadelfia (1), Liga Fluminense de Judô (1) e Ranniery Moreira Judô Búzios (1).
Veja, abaixo, o quadro de medalhas e os resultados individuais da CBI: Seletiva Nacional Sub-18 e Sub-21.
Crédito das imagens de capa: CBJ