Flamengo larga na frente no Campeonato Estadual de 2022

Agremiação terminou o primeiro dia de competições com 42 medalhas, sendo 17 de ouro. Sábado também foi marcado por homenagens ao saudoso sensei Gérson Paulino e à campeã mundial Rafaela Silva

* por Diano Massarani

Tendo o Velódromo do Parque Olímpico da Barra da Tijuca como palco, o Campeonato Estadual de Judô de 2022 realizou seu primeiro dia de competições neste sábado, 22 de outubro. E após os combates pelas classes Sênior, Sub-21 e Sub-18, quem terminou o dia no topo da classificação geral foi o Clube de Regatas do Flamengo, com 42 medalhas, sendo 17 de ouro, 17 de prata e 8 de bronze. A disputa pelo título do Estadual está tão acirrada que o Judô Comunitário Instituto Reação conseguiu o mesmo número de ouros, 17, ficando na 2ª colocação parcial por ter menos pratas, 12, além de 14 bronzes.

Quem contribuiu com 2 medalhas para a liderança parcial do Flamengo foi Arthur dos Santos, que venceu a categoria até 73Kg tanto na classe Sub-18 quanto na Sub-21 e destacou os benefícios do calendário recheado de competições implementado pela FJERJ ao longo de 2022: “É muito importante ter um calendário competitivo cheio assim, para pegar o jogo dos adversários e ganhar experiência. É sempre bom estar competindo, conseguindo uma evolução a mais, um passo à frente. O Estadual vai me ajudar a chegar melhor condicionado na Seletiva Nacional Sub-18”, contou o judoca, lembrando da Seletiva Nacional Sub-18 que ocorrerá, junto com a Sub-21, de 1 a 4 de dezembro.

Falando em Seletivas, embora ainda tenha 15 anos, Ana Gabrielle Soares, do Instituto Reação, conseguiu feitos tão grandes nesta temporada que irá disputar a Seletiva para a seleção principal, nos dias 12 e 13 de novembro. E o Campeonato Estadual certamente se inclui entre as façanhas alcançadas por Ana Gabrielle Soares, pois ela não apenas se sagrou campeã na categoria Pesado nas classes Sub-18 e Sub-21 como também competiu na Sênior: “Com a Seletiva chegando, preciso viver experiências novas, e estrear no Sênior foi uma experiência incrível. Acredito que participar da Seletiva será uma experiência ainda mais incrível e espero conseguir uma medalha”.

Além dos combates, o sábado no Velódromo foi marcado por belas homenagens a nomes que marcaram a história de 60 anos da FJERJ, como o recentemente falecido sensei Gérson Paulino, um judoca completo, que dedicou toda sua vida a este esporte, atuando por décadas com maestria como árbitro e treinador. A homenagem ao sensei Gérson Paulino contou com a presença de seus familiares e de judocas formados por ele: “Não poderíamos deixar de agradecer a este grande mestre que todos nós tivemos dentro do dojo. Ele sempre foi um exemplo e eu sempre me sentia um campeão ao seu lado. Com muito orgulho, a Federação tem a honra de homenagear Gérson Paulino por sua grande contribuição ao Judô do Rio de Janeiro”, declarou o presidente da FJERJ, Jucinei Costa.

Homenagens também foram prestadas a Rafaela Silva, do Clube de Regatas do Flamengo, por ter se sagrado campeã mundial na categoria Leve (até 57Kg) no último dia 8 de outubro: “Gostaria de agradecer aos meus treinadores, companheiros de treino, a minha família e à Federação, que com certeza fazem parte de minha evolução. Ano que vem eu faço 15 anos de seleção brasileira de Judô. Hoje estou aqui como exemplo, mas nos próximos anos serão outros atletas aqui, fazendo esta declaração. Estou muito feliz com meu desempenho e vou trabalhar bastante para trazer mais medalhas e incentivar outros judocas”, declarou a dona de 4 medalhas mundiais e um ouro olímpico.

As disputas no Velódromo pelo Campeonato Estadual de Judô de 2022 seguem neste domingo, 23 de outubro, com as classes Sub-13 e Sub-15, com início, respectivamente, às 10:00h e 12:00h. veja, abaixo, os resultados individuais e o quadro de medalhas do primeiro dia de evento.

Deixe um comentário