Encontro Nacional de Kôdanshas fortalece parceria entre Judô Rio e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer
Evento no Parque Aquático Maria Lenk marcou a promoção de grau do presidente da FJERJ, Jucinei Costa, e da campeã olímpica Rafaela Silva, que se tornou kôdansha
* por Diano Massarani
Um dos eventos mais aguardados do calendário do Judô brasileiro, o Encontro Nacional de Kôdanshas, realizado pela CBJ nos dias 25 e 26 de novembro, foi especial para o Judô Rio. Para começar, o evento teve como sede o Rio de Janeiro, que recebeu cerca de 200 participantes no Parque Aquático Maria Lenk. Ainda mais relevante, o Encontro marcou a promoção de grau do presidente da FJERJ, Jucinei Costa, e da campeã olímpica Rafaela Silva, respectivamente a 7º e 6º Dan. Por fim, mas não menos importante, os laços entre o Judô Rio e a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer foram fortalecidos.
Se uma das premissas da FJERJ é a de desenvolver o Judô Rio por completo, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer tem sido uma companheira valiosa nesta temporada de 2024. Somente neste ano, a FJERJ e a Secretaria se uniram em competições de alto rendimento, como a Copa Rio e o Campeonato Pan-Americano e Oceania, no Projeto Judocas do Futuro, que contemplou crianças faixas brancas de comunidades do Rio de Janeiro com 150 quimonos, nos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ), e, agora, no Encontro Nacional de Kôdanshas, evento que foi prestigiado pelo secretário Rafael Picciani:
“É uma honra participar do Encontro Nacional de Kôdanshas no Rio de Janeiro, um evento que celebra a excelência do Judô brasileiro e consolida o estado como epicentro esportivo do Brasil. A entrega do novo Dan ao presidente Jucinei Costa e a merecida homenagem à campeã olímpica Rafaela Silva são momentos que refletem o compromisso e a dedicação que ambos têm para com o esse esporte que é tão importante no Brasil. A promoção de Jucinei para o 7º Dan e o reconhecimento de Rafaela como 6º Dan são inspirações para todos os praticantes do Judô”, declarou Rafael Picciani, que, em seguida, celebrou a relação cada vez mais próxima entre Secretaria e Federação:
“A parceria entre a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e a FJERJ tem sido fundamental para o desenvolvimento do Judô em todas as suas dimensões. Em 2024, estamos unidos em diversas iniciativas, desde a formação de iniciantes até a realização de competições de alto rendimento, como a Copa Rio e o Campeonato Pan-Americano e Oceania. Essa colaboração se estende ainda ao Projeto Judocas do Futuro, onde estamos proporcionando oportunidades para crianças de comunidades do Rio de Janeiro. Juntos, estamos construindo um futuro promissor para o Judô no nosso estado”.
No dia 25, a programação do Encontro Nacional de Kôdanshas trouxe palestras das mais diversas áreas do Judô, ministradas por: Paulo Wanderley Teixeira, presidente do COB; João Gabriel Pinheiro, líder do setor de logística do COB; Rioiti Uchida, coordenador nacional de kata, Thiara Bertoli, gerente de competições da CBJ, Marcelo Theotonio, gerente de alto rendimento da CBJ, Lara Monsores, assessora de comunicação da CBJ, Rafael Silva “Baby”, judoca medalhista olímpico; André Mariano dos Santos, árbitro olímpico; Nilza Guimarães, professora kodansha do Rio de Janeiro.
No dia 26, o evento foi dedicado à entrega de novos graus aos kôdanshas. Entre os representantes do Judô Rio presentes, além de Jucinei Costa (a 7º Dan), foram promovidos: Jomar Machado Gomes Carneiro (a 8º Dan), José de Almeida Souza (a 8º Dan), Paulo Fernando de Menezes (a 8º Dan), Ricardo Ruffoni (a 8º Dan), João Evangelista Sena (a 7º Dan), Clidenor Araujo Oliveira (a 6º Dan) e Edson Andrade de Lima (a 6º Dan). Já ao lado de Rafaela Silva, promovida a kôdansha 6º Dan, receberam novos graus os judocas que participaram do ciclo olímpico Paris 2024.