Em clima olímpico, Torneio de Abertura dá início à temporada 2024 do Judô Rio neste final de semana

No ano dos Jogos Olímpicos, FJERJ sedia competições no legado olímpico e apoia filiados que estão em busca de classificação para Paris-2024; competição na Arena da Juventude, no Parque Olímpico de Deodoro, vai reunir mais de 800 judocas


A temporada competitiva 2024 do Time Judô começa neste final de semana, dias 16 e 17 de março, com a realização do Torneio de Abertura da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ). O ano tem um gostinho especial por ser ano olímpico e, claro, vamos acompanhar e torcer pelos judocas filiados aos clubes e agremiações do Rio de Janeiro que estão na corrida olímpica.

Vale lembrar que somente os verdadeiros faixas pretas, ligados à FJERJ e à CBJ, têm o direito de representar o Brasil no maior evento esportivo do planeta! Inclusive, o Torneio de Abertura vale vaga para o Brasileiro Regional que, por sua vez, é classificatório para os Campeonatos Brasileiros das diversas classes.

Ao todo, a Arena da Juventude, no Parque Olímpico de Deodoro, receberá nada menos do que 825 atletas (861 inscrições) de 56 agremiações diferentes. Sobre as agremiações, o top-5 de inscrições fica com: Judô Comunitário Instituto Reação com 143 inscritos; Clube de Regatas do Flamengo com 124; Botafogo Judô com 86; Umbra/Club de Regatas Vasco da Gama com 70; e Impacto Fight School com 45 inscritos.

“Essa temporada olímpica é muito importante e significativa para nós. Afinal, a FJERJ é uma das instituições que mais tem usado do legado olímpico, realizando a grande maioria das suas competições em palcos da Rio 2016. Ter quase 60 agremiações inscritas no Torneio de Abertura mostra a força que o Time Judô Rio tem”, disse Jucinei Costa, Presidente da FJERJ.

“E, além disso, quero deixar todo meu apoio aos quatro judocas filiados à FJERJ que estão em melhores condições na disputa pela vaga nos Jogos Olímpicos Paris-2024: Jéssica Pereira, do Instituto Reação, Luana Carvalho, da Umbra-Vasco, e Rafaela Silva e Marcelo Gomes, do Flamengo. Esperamos que as competições e treinamentos que ofereceremos a vocês e aos nossos demais filiados possam contribuir no sucesso dos objetivos de vocês”, completou.

Justamente por conta da corrida olímpica e da disputa dos Grand Slams de Tbilisi (Geórgia) e Antalya (Turquia) nos últimos dois finais de semana de março, apenas Rafaela e Marcelo estão inscritos no Torneio de Abertura. Além deles, haverá outros judocas que têm feito parte de seleções brasileiras Sub-21 e Sênior em competições internacionais na competição.

Alguns desses inscritos são: Gabriel Falcão Lira (81Kg/Instituto Reação), Kauan Jorge (81kg/Flamengo), Pedro Medeiros (81Kg/Umbra-Vasco), Cauã Galdeano (90kg/Instituto Reação), Marcelo Gomes (90kg/Flamengo), André Humberto (100kg/Instituto Reação), Daniel Nazaré (100kg/Flamengo), Eduardo Francisco (48kg/Instituto Reação), Beatriz Comanche (57kg/Umbra-Vasco), Thayná Lemos (57kg/Instituto Reação), Rafaela Silva (63kg/Flamengo), Tamires Crude (63kg/Instituto Reação), Eliza Ramos (78kg/Flamengo) e Giovanna Santos (+78kg/Flamengo).

No sábado, 16, as atividades na Arena da Juventude começam às 9:30h, com a classe Sênior. A Cerimônia de Abertura está agendada para 11:50h, e será seguida pelas disputas nas classes Sub-18, com início às 12:20h, e Sub-21, às 16:50h. Já o domingo, 17, contará com os meninos e meninas das classes Sub-13, às 9:30h, e Sub-15, às 12:20h.

Atenção às altas temperaturas!
O último final de semana do verão será de muito calor na capital fluminense, é o que informa o Sistema Alerta Rio. O órgão de meteorologia da Prefeitura do Rio revela que, devido à atuação de uma massa de ar quente que já causa reflexos no município, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) incluiu, nesta sexta-feira (15/03), o estado no alerta amarelo, quando as temperaturas devem ficar 5°C acima da média por dois a três dias consecutivos.

Por isso, a FJERJ ressalta que é de extrema importância que todos estejam cientes e preparados para lidar com as altas temperaturas, garantindo assim o bem-estar de todos os envolvidos no evento, incluindo atletas, colaboradores e espectadores. Portanto, abaixo listamos algumas recomendações para lidarem com as condições de calor durante o evento:
– Hidratação constante – Bebam muito líquido. Frutas ajudam a refrescar;
– Roupas leves e confortáveis;
– Tempo de permanência na Arena – Permaneçam apenas durante os combates de seu familiar/amigo;
– Busquem pontos mais frescos e com passagem de ar nas arquibancadas;
– A FJERJ locou climatizadores que serão instalados em pontos estratégicos para o alívio do calor;
– Árbitros estarão liberados da utilização de paletó e gravata.

Deixe uma resposta