De olho na vaga olímpica, Luana Carvalho compete no Grand Slam do Cazaquistão
Além da atleta da Umbra-Vasco, o Judô Rio estará representado por Rafaela Silva, já garantida nos Jogos de Paris, Giovanna Santos e Marcelo Gomes, todos do Flamengo
* por Diano Massarani
Atual 26ª colocada e melhor brasileira no ranking olímpico da categoria Médio, Luana Carvalho buscará um passo decisivo rumo à classificação aos Jogos de Paris no Grand Slam do Cazaquistão, que começa nesta sexta-feira, 10 de maio. Além da atleta da Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama, o Judô Rio estará representado no evento por mais três nomes do Clube de Regatas do Flamengo: Rafaela Silva, já garantida na seleção brasileira que vai às Olimpíadas, Giovanna Santos e Marcelo Gomes.
A primeira representante do Judô Rio a subir aos tatames será Rafaela Silva, atual 7 do ranking mundial peso Leve, que na sexta-feira começa sua jornada contra a vencedora de Dina Mukhanbet (Cazaquistão) e Fidan Alizada (Azerbaijão). No sábado será a vez de Luana Carvalho ir à luta, estreando diante de Anastassiya Mayakova (Cazaquistão). Fechando a campanha do Judô Rio, no domingo, a peso Pesado Giovanna Santos e o peso Médio Marcelo Gomes encaram, respectivamente, Ainda Toishibekova (Cazaquistão) e Yahor Varapayeu (Atletas Individuais Neutros).
Ao todo, o Grand Slam do Cazaquistão receberá 450 competidores de 84 países e 5 continentes, sendo que a delegação brasileira participará com 13 judocas. O evento terá transmissão ao vivo. As preliminares podem ser acompanhadas pela JudoTV, enquanto as finais, sempre às 9h de Brasília, também através de Canal Olímpico do Brasil, Nsports e sportv.
Imagem de capa: Anderson Neves / CBJ