Com quarteto de ouros, Time Judô Rio conquista 6 medalhas no Pan-Americano de Base em Cali

As medalhas foram distribuídas entre quatro ouros na competição Sub-18 e outras duas na Sub-21. Evento foi realizado na cidade colombiana de Cali

O Time Judô Rio marcou presença no pódio do Campeonato Pan-Americano das classes Sub-18 e Sub-21, realizados em Cali, na Colômbia, neste fim de semana. A equipe do Rio de Janeiro conquistou quatro medalhas de ouro na competição Sub-18, com Cauan Mendes (55kg, Flamengo), Renan Furtado (81kg, Instituto Reação), Luana Carvalho (70kg/UMBRA) e Anna Karolina Belém (+70kg/Instituto Reação).

Cauan venceu quatro lutas para o título. As vitórias aconteceram contra Gabriel López, de Costa Rica; Ramón Ramírez, da República Dominicana; e Arnold Prado Ramos, do Peru – as três por ippon. Na decisão, superou outro atleta da Costa Rica: Bryan Bonilla, esse por waza-ari.

Renan teve um caminho um pouco menor: venceu três lutas, todas por ippon. No caminho do atleta peso médio estiveram o paraguaio Ezequiel Bareiro, o colombiano Juan Pablo Ruiz e, na decisão, o dominicano Alejandro del Castillo Espallat.

Luana também venceu três lutas para chegar ao ouro. Superou a canadense Brae Booth, Victoria Delvecchio, da Argentina, e Eliana Aguiar, da Venezuela.

Anna Karolina conquistou o ouro com duas vitórias, ambas por ippon. A primeira delas foi contra a guatemalteca Keilly Esteban; depois, na final, superou Asia Douglas, do Canadá.

Já no Sub-21, Luiza Cruz (+78kg/Instituto Reação) faturou a medalha de prata ao superar Asia Douglas – mesma que havia lutado conta Anna Karolina no dia anterior, no Sub-18 -, mas acabou sendo derrotada na final pela colombiana Laura Castillo.

Jeferson Santos Júnior (73kg/Instituto Reação) ficou com a medalha de bronze. Também conovocado para o Pan adulto, Jeferson começou o campeonato batendo Corbin Keegan Balitactac, dos Estados Unidos, e Andrés Sandoval, da Colômbia. Na semifinal, entretanto, foi derrotado pelo mexicano Gilberto Cardoso. Mas, na disputa pelo terceiro lugar, aplicou um ippon no equatoriano Carlos Samaniego.

Ao todo, o Brasil conquistou nove medalhas de ouro, três de prata e três de bronze no Sub-18; ao passo que, no Sub-21, anotou sete ouros, quatro pratas e cinco bronzes.

Deixe uma resposta