Com 8 atletas, Time Judô Rio terá mais da metade da Seleção Brasileira no Grand Slam de Abu Dhabi
Evento ocorre de 21 a 23 de outubro e conta com judocas de 4 agremiações afiliadas à FJERJ, sendo cinco do Instituto Reação. Santa Cruz, Flamengo e Umbra – Vasco terão um cada
* por Diano Massarani
De 21 a 23 de outubro, a International Judo Federation promoverá mais um grande evento de seu calendário competitivo: o Grand Slam de Abu Dhabi, com 414 judocas de 65 países e 5 continentes. Uma das nações mais tradicionais do mundo do Judô, o Brasil marcará presença com 15 atletas, sendo 8 deles, ou seja, mais da metade, representantes do Time Judô Rio.
Do Instituto Reação, irão Yasmim Lima (52Kg), Thayane Lemos (57Kg), Jéssica Pereira (57Kg), André Humberto (100Kg) e João Marcos Cesarino (+100Kg), além de Rafaela Batista (48Kg), do Instituto Santa Cruz, Eliza Ramos (78Kg), do Flamengo, e Pedro Medeiros (73Kg), do Umbra – Vasco. Por falar em Pedro Medeiros, certamente muitos olhos estarão voltados para ele, após a vitória, em julho, no Grand Prix de Zagreb, contra Lasha Shavdatuashvili (Geórgia), então número 1 do ranking mundial, o último campeão mundial e trimedalhista olímpico:
“Acredito que os adversários vão entrar mais atentos contra mim, pois sou um atleta forte, técnico e meu estilo de luta é para frente. Porém, fiz uma preparação bem forte e estou preparado para mais esse desafio. Lutarei com o coração e vou tentar surpreender novamente, como fiz em Zagreb”, contou o judoca de 22 anos.
Na sexta-feira, 21, primeiro dia de evento nos Emirados Árabes, o Time Judô Rio terá quatro atletas em ação. Rafaela Batista (48Kg) começa sua campanha enfrentando Leyla Aliyeva (Azerbaijão) e Yaslim Lima (52Kg), Joana Diogo (Portugal). Na categoria Leve, Thayane Lemos e Jéssica Pereira estreiam contra, respectivamente, Pleuni Cornelisse (Holanda) e Priscilla Gneto (França). No sábado, 22, será a vez de Pedro Medeiros (73Kg) ir à luta, e seu primeiro adversário será Salvador Cases Roca (Espanha). Por fim, no domingo, 23, Eliza Ramos (78Kg) encara de início Linda Politi (Itália), enquanto André Humberto (100Kg) duela com Aaron Fara (Áustria) e João Marcos Cesarino (+100Kg) com Serafim Kompaniez (Israel).
Pelo horário de Brasília, as finais estão marcadas para 10h, com transmissão ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil.