Com 4 ouros e 10 medalhas no total, Time Judô Rio é campeão geral do Brasileiro Sub-21

Equipe também foi a melhor no masculino com 3 ouros, 1 prata e 2 bronzes, e ficou em terceiro no feminino com 1 ouro, 1 prata e 2 bronzes

O Time Judô Rio foi o grande destaque das disputas individuais do Campeonato Brasileiro de Judô Sub-21, realizado em Lauro de Freitas, Bahia, nesse sábado, 05. A seleção do Rio de Janeiro liderou o quadro geral de medalhas com 10 classificações, sendo quatro ouros, duas pratas e quatro bronzes. O grande desempenho fez com a equipe fosse a campeã no masculino com 3 ouros, 1 prata e 2 bronzes, e ficasse na terceira colocação no feminino com 1 ouro, 1 prata e 2 bronzes.

“Havíamos comentando antes da competição que a equipe estava muito forte, com uma mescla muita boa de atletas muito jovens e outros que já tinham uma boa rodagem em competições importantes. Isso alinhado a uma boa preparação, inclusive com o treinamento estadual, permitiu que os atletas dessem seu melhor e conquistássemos esse grande resultado. Parabéns aos atletas, comissão técnica da FJERJ, professores dos clubes e as agremiações por mais essa brilhante campanha”, disse Leonardo Lara, diretor-técnico da FJERJ.

Os ouros vieram com Mariana Nunes (48kg/Instituto Reação), Kauan Jorge Santos (81kg/Flamengo), Matheus Guimarães (100kg/Instituto Reação) e Gabriel Santos (+100kg/Instituto Reação). Já Jesse James Barbosa (90kg/Umbra-Vasco) e Ana Beatriz Correia (52kg/Flamengo) chegaram à decisão de suas categorias, mas acabaram com a prata.

Os bronzes foram conquistados por Alexia Gomes (78kg/Instituto Reação), Ana Gabrielle Soares (+78kg/Instituto Reação), Guilherme Feitosa (60kg/Instituto Reação) e Arthur Santos (73kg/Flamengo). Também chegaram à disputa de medalhas Maria Eduarda Silva (52kg/Flamengo), Beatriz Comanche (57kg/Umbra-Vasco), Maria Clara Avelino (63kg/Flamengo), e Pedro Henrique Santos (66kg/Flamengo), que encerraram a participação em 5º lugar. Marco Antônio Monteiro (81kg/Botafogo) ficou na sétima colocação.

O Time Judô Rio ainda foi representado por Romário Vieira (60kg/Umbra-Vasco), Rafaela Batista (48kg/Instituto Santa Cruz) e Ana Beatriz Moreira (70kg/Instituto Reação). Neste domingo, 06, último dia de competição, é a vez da eletrizante competição por equipes mistas que teve 20 equipes e 218 atletas inscritos.

O chefe da delegação é o professor Antônio Moutella Neto (Moutella Judô) e os treinadores são Andre Luiz “Bocão” Silva (Instituto Reação), Fabrício Amorelli (Umbra-Vasco) e Murilo Gouveia (Flamengo). 

Classificação para o Pan e Mundial
Pelos critérios estabelecidos pela gestão das Equipes de Transição (Sub-18 e Sub-21), o atleta que atingir no mínimo 1090 pontos no ranking e que conquistar ao menos duas medalhas em estágios internacionais garante a classificação automática para o Pan e para o Mundial, que serão em datas muito próximas e, portanto, o Brasil terá uma seleção única para os dois eventos. Os atletas que não atingirem esses critérios serão selecionados por desempenho pela comissão técnica, que poderá considerar também as dobras em algumas categorias.

O Brasileiro foi a última etapa do processo que distribui pontos no ranking nacional sub-21 da CBJ utilizado como parâmetro para a formação da seleção brasileira júnior. O Time Judô Rio tem cinco atletas como líderes do ranking atualmente: Rafaela Batista (48kg), Aléxia Gomes (78kg), Kauan Jorge dos Santos (81kg), Matheus Guimarães (100kg) e Gabriel Santos (+100kg). Com o ouro no Brasileiro, os três últimos praticamente carimbaram o passaporte para as principais competições.

+RESULTADOS COMPLETOS

+VÍDEOS DAS LUTAS

Deixe uma resposta