Com 13 ouros e 20 medalhas no total, Time Judô Rio domina Meeting Nacional
Campanha espetacular no Sub-18 com 8 ouros e três pratas fechou a classificação neste domingo, 13. No sábado, 12, FJERJ já havia sido campeã do Sub-21
Foi um domínio total e absoluto do Time Judô Rio no Meeting Nacional das classes Sub-18 e Sub-21 realizado neste final de semana, no ginásio do Colégio La Salle, em Porto Alegre. Os judocas filiados à FJERJ conquistaram nada mesmo que 13 ouros, cinco pratas e dois bronzes, num total de 20 medalhas, e lideraram a classificação geral, muito à frente de São Paulo, o segundo colocado, com apenas 6 ouros. Mais uma mostra do grande trabalho liderado pelo trio Jucinei Costa, Jeferson Vieira e Leonardo Lara à frente da FJERJ, fortalecendo os clubes, os professores, tanto na capital quanto no interior, e, logicamente, aumentando o nível dos atletas, desde a base até o alto rendimento, passando pelos veteranos.
“Quando assumimos a Federação, falamos em resgatar a tradição de conquistas do Judô Rio no cenário nacional e internacional. E os resultados estão mostrando que não ficamos apenas no discurso. Mesmo passando por um momento complicado como ainda está sendo a pandemia, conseguimos fortalecer o Circuito Estadual, trouxemos novos atletas, apoiamos os clubes da capital e do interior, capacitamos professores continuamente, formamos parcerias importantíssimas para melhor a qualidade das competições e dos produtos oferecidos pela Federação e o resultado está aí”, disse o presidente Jucinei Costa.
O que já tinha sido bom no primeiro dia do evento, conseguiu ser melhor ainda no encerramento da competição. No Sub 21, foram conquistadas cinco medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze, tendo o Flamengo como campeão e o Instituto Reação como vice. O Instituto Santa Cruz também foi ao pódio. Já no Sub 18, foram incríveis oito ouros e três pratas. O grande destaque foi o Instituto Reação que conquistou cinco ouros e duas pratas, liderando o quadro de medalhas. A Associação Nagai, Associação Budokan e o Umbra-Vasco também conquistaram ouro e o Jequiá teve uma prata. Ao todo, oito diferentes clubes conquistaram medalhas na principal competição nacional das categorias de base, um número inimaginável até pouco tempo atrás.
“É motivo de muito orgulho ver que estamos conseguindo dar condições dos atletas apresentarem sua melhor performance nas principais competições nacionais. Vale lembrar os grandes desempenhos que já havíamos tido no Mundial Sub-21, onde tínhamos conquistados as três medalhas do Brasil na competição, e outros grandes desempenhas nas Seletivas de Base. É mais uma vez dar os créditos ao trabalho que os professores e os clubes que entenderam a nossa proposta de crescimento em conjunto e estão fazendo acontecer”, disse o diretor-técnico Leonardo Lara.
Entre os atletas, o principal destaque foi Mariana Nunes (48kg/Instituto Reação) que conseguiu o bronze no Sub-21 e o ouro no Sub-18. Além dela, os outros ouros do Rio de Janeiro no Sub-18 foram para Maria Oliveira (40kg/Associação Budokan), Thayssa Assis (44kg/Instituto Reação), Antônio Neto (73kg/Instituto Reação), Júlia Mendonça (63kg/Associação Nagai), Matheus de Abreu (81kg/Instituto Reação), Jesse Barbosa (90kg/Umbra-Vasco) e Ana Soares (+70kg/Instituto Reação).
Os outros medalhistas no Sub-18 foram Sara Silva (63kg/Instituto Reação), Maria Campos (+70kg/Jequiá Iate Clube) e Gabriel Santos (+100kg/Instituto Reação).
Confira as súmulas AQUI
Confira abaixo o resultado final de todos os judocas do Rio de Janeiro que competiram no Meeting Nacional:
Sub-18
Ouro
Maria Oliveira (40kg/Associação Budokan)
Thayssa Assis (44kg/Instituto Reação)
Mariana Nunes (48kg/Instituto Reação)
Antônio Neto (73kg/Instituto Reação)
Júlia Mendonça (63kg/Associação Nagai)
Matheus de Abreu (81kg/Instituto Reação)
Jesse Barbosa (90kg/Umbra-Vasco)
Ana Soares (+70kg/Instituto Reação)
Prata
Sara Silva (63kg/Instituto Reação)
Maria Campos (+70kg/Jequiá Iate Clube)
Gabriel Santos (+100kg/Instituto Reação)
Quarto lugar
Dayane Simeão (70kg/Jequiá Iate Clube)
Quinto lugar
Victoria Frade (57kg/Instituto Reação)
Maria Avelino (63kg/Flamengo)
João Câmara (90kg/Flamengo)
Sétimo lugar
Kaique Souza (50kg/Instituto Santa Cruz)
Renzo Machado (55kg/Associação Nagai)
Rayane Reis (52kg/Instituto Santa Cruz)
Carolina Machado (63kg/Instituto Reação)
Lorenna Esteves (70kg/Instituto Reação)
Sub-21
Ouro
Gabriel Lira (73kg/Instituto Reação)
Maria Eduarda Diniz (63kg/Flamengo)
Kauan dos Santos (81kg/Flamengo)
Renan Furtado (90kg/Instituto Reação)
Eliza Ramos (78kg/Flamengo)
Prata
Rafaela Batista (48kg/Instituto Santa Cruz)
Daniel Nazaré (100kg/Flamengo)
Bronze
Mariana Nunes (48kg/Instituto Reação)
Cauã Galdeano (81kg/Instituto Reação)
Quinto lugar
Joana Maia (52kg/Instituto Reação)
João Nogueira (73kg/Instituto Reação)
Júlia Mendonça (63kg/Associação Nagai)
Matheus de Abreu (81kg/Instituto Reação)
Alexia Gomes (78kg/Instituto Reação)
Vitor Santos (100kg/Umbra-Vasco)
Caio Silva (100kg/Flamengo)
Yuri Santos (+100kg/Umbra-Vasco)
Sétimo lugar
Matheus Pereira (66kg/Instituto Reação)
Andressa Fernandes (57kg/Instituto Reação)
Jesse Barbosa (90kg/Umbra-Vasco) Ana Gabriel (78kg/Associação Nagai)