Circuito Hajime leva mais de 1.200 judocas à Arena da Juventude neste fim de semana

Segunda etapa de 2024 promete nova participação destacada de agremiações do Núcleo Regional da Zona Oeste
* por Diano Massarani

Dois pilares da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) são o incentivo à participação ampla dos judocas iniciantes e a valorização da prática no interior. E o ano de 2024 tem comprovado o sucesso das ações da FJERJ neste sentido. É o que revela o ranking da 1ª etapa do Circuito Hajime, realizada em maio, que lista mais agremiações do interior, 30, do que da capital, 23. E o grande destaque dessa 1ª etapa ficou por conta do Núcleo Regional da Zona Oeste, seja pelo número total de participantes, com 218 inscritos de 9 agremiações, seja pela vitória conquistada pela Associação Judô Zoshikan Helio de Oliveira, com 70 inscritos e 62 pontos. Expoente da agremiação vencedora e Coordenador da FJERJ do Núcleo Regional da Zona Oeste, o sensei Helio de Oliveira contou a receita do sucesso:

“Trabalho e Jita-Kyoei, isto é, colocar em primeiro lugar o bem-estar e o benefício mútuo para todos. Aqui na Zona Oeste realizamos um trabalho de equipe, com conversas e reuniões semanais para que possamos nos apresentar bem em todas as etapas do Hajime”.

As outras agremiações do Núcleo Regional da Zona Oeste que participaram da 1ª etapa do Circuito Hajime, com os respectivos números de inscritos e pontos, foram: Dojô Zareba (37 inscritos e 31 pontos), Ipan Kids Judô (37 inscritos e 29 pontos), Judo Zona Oeste (20 inscritos e 20 pontos), Instituto Santa Cruz de Esportes (33 inscritos e 15 pontos), Associação de Judo Helio Rodrigues (10 inscritos e 8 pontos), Keiko Fukuda Escola de Judo (6 inscritos e 6 pontos), Escola de Judô Mikage (4 inscritos) e Associação Mesquita de Judô (1 inscrito).

A 2ª etapa do Circuito Hajime ocorre no próximo fim de semana, dias 22 e 23 de junho, na Arena da Juventude, Parque Olímpico de Deodoro. Já são 1.226 inscritos, e a expectativa é para que novamente as agremiações do interior marquem destacada presença.

Além dos aulões lúdicos para crianças de 4 a 6 anos e a presença da mascote da FJERJ, Judofinho, o Circuito Hajime engloba as seguintes classes: Sub-9 (Faixa Branca a Cinza / Faixa Cinza ponta Azul a Azul ponta amarela), Sub-11 (Faixa Branca a Cinza / Faixa Cinza ponta Azul a Amarela ponta Laranja), Sub-13 (Faixa Branca a Azul / Faixa Azul ponta Amarela a Laranja), Sub-15 (Faixa Branca a Azul ponta Amarela / Faixa Amarela a Verde), Sub-18 (Faixa Branca a Laranja e Faixa Verde a Marrom) e Dangai, para atletas nascidos antes de 2006 (Faixa Branca a Verde e Faixa Roxa a Marrom). Com exceção das classes Sub-18 e Dangai, que são exclusivas para os federados, todas as outras classes são abertas também aos não federados.

Veja, abaixo, a programação completa da 2ª etapa do Circuito Hajime.

Deixe um comentário