Campeonato Carioca chega ao fim e define Time Judô Rio para o Brasileiro Sênior
O domingo no Parque Olímpico da Barra da Tijuca também contou com disputas pelas classes Sub-13, Sub-15 e Veterano
* por Diano Massarani
Desde os novatos das classes Sub-13 e Sub-15 até os experientes da classe Veterano, passando pelos judocas de alto nível técnico que participaram das Seletivas para o Campeonato Brasileiro Sênior, o domingo de Campeonato Carioca no Parque Olímpico da Barra da Tijuca foi de judô para todos os gostos. Com os resultados das Seletivas foram definidos os representantes do Time Judô Rio para o Campeonato Brasileiro Sênior que vão se juntar a Rafaela Silva (57Kg/Flamengo), Luana Carvalho (70Kg/Umbra-Vasco) e Ryan Conceição (60Kg/Associaçã Nagai), já classificados por ranking, e Giovanna Santos (+78Kg/Flamengo), André Humberto (100Kg/Instituto Reação) e João Cesarino (+100Kg/Instituto Reação), classificados por terem vencido as três primeiras etapas do Circuito Estadual.
Em um confronto intenso e acirrado que empolgou o público nas arquibancadas e até os outros atletas que ocupavam a área de aquecimento, Pedro Henrique Medeiros (Umbra-Vasco) superou Gabriel Falcão (Instituto Reação) e garantiu a vaga para o Campeonato Brasileiro na categoria até 73Kg: “Foi um dia muito duro, mas incrível. Judô é isso. Determinação, disciplina, muito treino. Minha categoria é muito forte aqui no Rio, mas eu vim para vencer hoje, não importa o que acontecesse”. No feminino, um dos destaques foi a classificação de Rafaela Batista (Instituto Santa Cruz) na categoria até 48Kg: “A competição hoje foi muito forte e vencer aqui me faz chegar ao Brasileiro como uma das favoritas. Vou me preparar bastante até lá para buscar o título”, contou a confiante atleta.
Os outros classificados pela Seletiva para o Campeonato Brasileiro Sênior foram: Felipe Dias (60Kg/Instituto Reação), Matheus Pereira (66Kg/Instituto Reação), Luis Galdeano (81Kg/Instituto Reação), Cleyanderson Silva (90Kg/Flamengo), Gustavo Henrique Assis (90Kg/Instituto Reação), Thayná Lemos (52Kg/Instituto Reação), Thayane Lemos (57Kg/Instituto Reação), Maria Eduarda Diniz (63Kg/Flamengo), Danielle de Oliveira (70Kg/Flamengo), Eliza Ramos (78kg/Flamengo).
O domingo no Parque Olímpico da Barra da Tijuca também contou com disputas pelas classes Veterano, Sub-13 e Sub-15, as duas últimas vencidas pela agremiação Impacto Fight School, com, respectivamente, 6 medalhas (4 de ouro) e 8 medalhas (4 de ouro). No geral, levando em conta as classes Sub-18, Sub-21 e Sênior, realizadas no último sábado, a agremiação campeã do Campeonato Carioca foi o Instituto Reação, com 63 medalhas (18 ouros, 22 pratas e 23 bronzes), seguido por Flamengo (15-11-22) e Umbra-Vasco (11-5-7). Veja abaixo os resultados das classes Sub-13 e Sub-15, o quadro geral de medalhas após o término do Campeonato Carioca e a galeria de imagens deste domingo.
O Campeonato Carioca é realizado pela Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) com patrocínio do Governo Federal através da Secretaria Especial do Esporte (SEE), do Ministério da Cidadania. O evento conta também com parceria do Departamento de Gestão de Instalações Esportivas (DGIE) para utilização do Velódromo, do Parque Olímpico da Barra, e com chancela da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).