Campeonato Brasileiro Sub-21 chega ao fim valorizando o legado olímpico
No encerramento do evento na Arena Carioca 1, Time Judô Rio conquistou a medalha de bronze na competição por equipes mistas
* por Diano Massarani
A nova geração do Judô brasileiro voltou a se encontrar neste sábado, 1 de outubro, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, para a competição por equipes mistas do Campeonato Brasileiro Sub-21. Como era de se esperar, os combates foram marcados por muita emoção, equilíbrio e alto nível técnico. No fim, o Time Judô Rio conquistou a medalha de bronze, assim como a equipe do Distrito Federal, tendo o título ficado com São Paulo, que bateu Minas Gerais na decisão.
A campanha do Time Judô Rio começou com uma vitória por 4 a 2 sobre o Distrito Federal, pontos marcados por Arthur Santos (73Kg/Flamengo), Maria Avelino (70Kg/Flamengo), Renan Furtado (90Kg/Instituto Reação) e Yuri Santos (+90Kg/Umbra-Vasco). Em seguida, na fase semifinal, veio a derrota para os futuros campeões de São Paulo por 4 a 2, com pontos de Kauan dos Santos (90Kg/Flamengo) e Daniel Nazaré (+90Kg/Flamengo). Na disputa pelo lugar no pódio, o Time Judô Rio venceu o Mato Grosso do Sul por 4 a 2, pontos de Arthur Santos (73Kg/Flamengo), Letícia Almeida (70Kg/Jequiá), Beatriz Comanche (57Kg/Umbra-Vasco) e Daniel Nazaré (+90Kg/Flamengo).
O Campeonato Brasileiro Sub-21 foi organizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e realizado pela Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ). O evento contou com parceria do Departamento de Gestão de Instalações Esportivas (DGIE) para utilização da Arena Carioca 1, do Parque Olímpico da Barra da Tijuca. Diretor do DGIE, Maurício Pelegrineti prestigiou o evento com sua presença e comentou sobre o resultado de mais uma parceria com a FJERJ: “Para a Secretaria Especial do Esporte, é muito importante dar utilização ao legado. E quando a utilização é por eventos das categorias de base, isso vai ao encontro da nossa política de apostar na geração de novos atletas e cidadãos que o esporte promove. O legado foi construído justamente para isso. Para inspirar novos atletas”.
E essa inspiração estava traduzida na expressão de fascínio de muitos dos judocas do Campeonato Brasileiro Sub-21 que vieram de outras regiões. Medalhista de ouro na categoria Ligeiro (até 48Kg), Laura Soken, do Paraná, comentou: “Foi muito gratificante poder lutar aqui no Rio de Janeiro. Lutar aqui no Parque Olímpico, né? Não tenho nem o que falar”. Sentimento semelhante foi compartilhado por Ana Feitosa, representante de Minas Gerais e campeã da categoria Meio-Leve (até 52Kg). Na verdade, este não foi o primeiro feito grandioso de Ana Feitosa em uma arena olímpica, já que ela havia vencido a categoria Leve (até 52Kg) na classe Sub-18 na 16ª edição da Copa Rio Internacional de Judô, no último mês de julho. Perguntada se iria torcer para que a próxima competição nacional fosse em uma arena olímpica do Rio de Janeiro, a mineira Ana Feitosa não titubeou e respondeu com um enorme sorriso: “Exatamente!”