Campeã olímpica Rafaela Silva volta às competições com vitória na Seletiva da FJERJ

Depois de cumprir 2 anos de suspensão, judoca ouro na Rio 2016 estreou pelo Flamengo vencendo a melhor de três contra Jéssica Pereira, do Instituto Reação, e está classificada para o Brasileiro Sênior, em novembro


O tema da vitória veio das arquibancadas: a campeã voltou. Rafaela Silva, campeã olímpica na Rio 2016, finalmente voltou a lutar após cumprir suspensão de dois anos. E foi um retorno glorioso, com direito a duas vitórias, uma por ippon, sobre Jéssica Pereira, do Instituto Reação, na Seletiva do Federação de Judô do Estado do Rio (FJERJ) para o Campeonato Brasileiro Sênior, realizada neste domingo, 24, no Centro de Educação Almirante Adalberto Nunes (Cefan), da Marinha. Foi a estreia de Rafaela pelo Flamengo e com direito a torcida na arquibancada, que cantou os principais hinos da torcida rubro-negra nos estádios.

“Fiquei dois anos sem pisar no tatame, sem sentir essa adrenalina de competição. Eu amo competir. O judô é a minha vida e estar aqui com a nação rubro-negra me dando todo o apoio, não conhecia os novos atletas, mas em todos os momentos que precisei, eles me ajudaram. A Marinha do Brasil, que me deu todo o suporte no tempo em que não pude competir. Poder voltar aqui e recomeçar, acho que foi um dia muito especial. Espero que tenha muitos (dias assim) até Paris 2024.

Cada torcida ficou de um lado da arquibancada, o que aumentou o clima de tensão. Os técnicos, nomes consagrados do judô brasileiro. Pelo Flamengo, Rosicleia Campos, treinadora principal da seleção por muitos anos, e pelo Reação, Victor Penalber, medalhista de bronze no Mundial 2015. Arbitragem de alto nível e, importante destacar, com equipe totalmente feminina. Tudo o que Rafaela mais gosta.

“Só eu sei o que passei nesses dois anos em casa vendo as competições acontecerem, meu nome não aparecia na lista e parecia que dois anos não iria passar nunca. Não preciso mencionar nomes, mas hoje só sinto gratidão a todos e principalmente a Deus, clube e todo mundo que esteve ao meu lado”, declara Rafaela.

A primeira luta foi bem disputa, com as duas atletas se estudando, até que Rafaela conseguiu uma projeção e, na sequência, imobilizou Jéssica por 10 segundos até o ippon. Mais atenta, Jéssica voltou melhor para a segunda luta, dando mais volume, que renderam duas punições para Rafaela. Mas a campeã olímpica mostrou que está com o físico em dia e, com quase quatro minutos de golden score, conseguiu o waza-ari, finalizando o combate.

“O retorno da Rafaela é muito significativo para o judô do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo. Ela sempre levou uma legião de fãs por todos os lugares que ela passa. Em um grande clube brasileiro, sem dúvidas vai divulgar e espalhar a modalidade ainda mais. Para a FJERJ, foi muito importante poder organizar um evento para o retorno dela, com muito sucesso em todos os aspectos”, disse Jucinei Costa, presidente do do FJERJ.

Nesta quarta, 26, Rafaela se apresenta na EsEFEx para a viagem para o Mundial Militar de Judô, que será disputado em Paris, que começa no próximo dia 28. Ela luta no sábado, 30. Já o Campeonato Brasileiro Sênior, para o qual Rafaela conquistou vaga neste domingo, será disputado de 22 a 27 de novembro em Pindamonhangaba, no estado de São Paulo.

Vale lembrar que Rafaela, como medalhista na Rio 2016, já está garantida na seleção para o Ciclo Olímpico Paris 2024. A Confederação Brasileira de Judô definiu que os judocas que terminaram até a sétima colocação nas últimas duas edições olímpicas, Rio 2016 e Tóquio 2020, têm vaga garantida na seleção.

Agora com Rafaela Silva (Flamengo), outros treze nomes já foram definidos pelo Time Judô Rio em uma seleção que mistura grandes promessas, como as medalhistas no Mundial Sub-21, Rafaela Batista (48kg) e Luana de Carvalho (70kg), e figuras que já frequentam a seleção há algum tempo como, Gustavo Assis (90kg), Yasmim Lima (52kg) e Tamires Crude (63kg). Todos os convocados para o Brasileiro Sênior e para o Brasileiro Sub 21 Masculino participaram de um treino em conjunto depois da Seletiva.

Confira todos os nomes, por categoria.

Sênior Masculino
Ligeiro: Felipe Dias (Instituto Reação)
Meio-leve: Thiago Cruz (Instituto Reação)
Leve: Gabriel Falcão (Instituto Reação)
Meio-médio: Renan Furtado (Instituto Reação)
Médio: Gustavo Assis (Instituto Reação)
Meio-pesado: Yuri Gomes (Judô Clube Lara)
Pesado: Matheus Roque (Instituto Reação)

Sênior Feminino
Ligeiro: Rafaela Batista (Instituto Santa Cruz)
Meio-leve: Yasmin Lima (Instituto Reação)
Leve: Rafaela Silva (Flamengo)
Meio-médio: Tamires Crude (Instituto Reação)
Médio: Luana de Carvalho (Umbra/Vasco)
Meio-pesado: Gabrielle Ferreira (Instituto Reação)
Pesado: Stefanie Miranda (Pinheiro)

Deixe uma resposta