Brenda Freitas e Wilians Araújo ganham o ouro na Copa do Mundo da IBSA
Além da dupla, Judô Rio também esteve representado no pódio com a prata de Milena Freitas, todos do Instituto Benjamin Constant
* por Diano Albernaz Massarani
O Judô Rio começou o ciclo paralímpico Los Angeles 2028 no mesmo ritmo vencedor de Paris 2024. Na última terça-feira, 25 de março, os medalhistas paralímpicos Wilians Araújo (+95kg/J1) e Brenda Freitas (70kg/J1) conquistaram a medalha de ouro na Copa do Mundo da IBSA (International Blind Sports Federation), realizada em Tbilisi. Parceira de Wilians e Brenda no Instituto Benjamin Constant (IBC), Milena Freitas (+70kg/J1) também foi ao pódio, faturando a prata. Outro atleta do IBC presente na capital da Geórgia foi Sérgio Fernandes Jr. (+95kg/J2).
“Eu estou extremamente feliz. Começamos o ano com o pé direito, sendo campeã brasileira e, agora, da Copa do Mundo. Foram resultados muito importantes que indicam que estamos no caminho certo, com alguns ajustes a serem feitos. Agora é focar e melhorar até a nossa competição principal, que é o Campeonato Mundial”, contou Brenda à Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
A temporada 2024 foi marcante para Wilians Araújo e Brenda Freitas, que ganharam o ouro e a prata, respectivamente, nos Jogos Paralímpicos de Paris. Em etapas do Grand Prix da IBSA, Wilians levou 2 ouros (Heidelberg e Antalya) e 1 prata (Tbilisi), enquanto Brenda, 2 pratas (Heidelberg e Tbilisi) e 1 bronze (Antalya).
A Copa do Mundo de Tbilisi recebeu 126 atletas de 20 países e foi o primeiro evento valendo pontos para o ranking classificatório aos Jogos Paralímpicos Los Angeles 2028 com participação da seleção brasileira, que terminou no topo da tabela de medalhas do torneio com 4 ouros, 2 pratas e 4 bronzes.
Crédito da imagem de capa: FIJ