Associação Helio de Oliveira é campeã da 3ª etapa do Circuito Hajime 2023

Com mais de 1.000 inscritos, evento ocorreu no fim de semana dos dias 5 e 6 de agosto, na Arena da Juventude
* por Diano Massarani

Mais de 1.000 judocas de 66 agremiações afiliadas à FJERJ se reuniram na Arena da Juventude no fim de semana dos dias 5 e 6 de agosto para a 3ª etapa do Circuito Hajime de 2023, com disputas nas classes Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-18 e Dangai (nascidos antes de 2006), além de aulões lúdicos para crianças de 4 a 6 anos. O evento, reconhecido como porta de entrada para o universo competitivo do Judô, tem como critério principal para determinar o vencedor o número de inscrições. De forma mais precisa, a pontuação de uma agremiação é calculada pelo número de inscrições menos 2 pontos para cada atleta remanejado de categoria nos dias do evento.

Após dois dias de muita ação sobre os tatames, quem levou a melhor foi a Associação Judô Zoshikan Helio de Oliveira, com 75 pontos (83 inscrições e 4 remanejamentos). Em seguida, vieram Instituto Renascer (52 pontos, 82 inscrições e 15 remanejamentos), Liga de Judô do Estado do Rio de Janeiro (50 pontos, 64 inscrições e 7 remanejamentos), Botafogo Judô (49 pontos, 61 inscrições e 6 remanejamentos) e Centro Educacional José de Paiva Neto (45 pontos, 49 inscrições e 2 remanejamentos).

Treinador da Associação Helio de Oliveira, o sensei Raphael França expressou toda sua satisfação e destacou que o triunfo surge como uma fonte de motivação não apenas para a própria equipe, mas para outros núcleos do interior:

“Considero que o título da 3ª etapa do Circuito Hajime serve como combustível para que não só nossa agremiação, mas as demais agremiações de nosso núcleo regional e dos demais núcleos mantenham o empenho, a dedicação e a incessante busca da evolução dia após dia. Ter alcançado a primeira colocação nos enche de alegria e esperança para continuar a busca por um trabalho sério, eficiente e eficaz, principalmente no que tange aos valores éticos e morais de nossos atletas”.

Em seguida, o sensei Raphael França comentou em detalhes a relevância do Circuito Hajime para a Associação Helio de Oliveira:

“A Associação Helio de Oliveira enxerga os campeonatos como eventos que impõem os nossos atletas a colocarem em prática tudo o que aprenderam, isto é: a técnica, a habilidade, o caráter e o controle das emoções, pois nós não cobramos deles o primeiro lugar no pódio, mas sim o melhor que eles podem dar nas suas lutas e educação. Para nós, uma agremiação com um grande número de iniciantes, de chupetas a adultos, o Circuito Hajime é de grande importância para o desenvolvimento dos nossos judocas como atletas e como pessoas, entrando assim no nosso calendário como um dos principais eventos do ano”.

A 4ª e última etapa do Circuito Hajime 2023 está agendada para os dias 21 e 22 de outubro. Já o próximo evento do calendário competitivo da FJERJ é o Campeonato Estadual por Equipes e Katas, nos dias 16 e 17 de setembro.

Deixe um comentário