Flamengo conquista o Campeonato Estadual de 2022

Rubro-negro venceu o Sub-13 neste domingo e chegou ao título geral com um total de 57 medalhas, sendo 25 de ouro. Dia no Parque Olímpico também teve a vitória do Impacto no Sub-15

* por Diano Massarani

Com as disputas pelas classes Sub-13 e Sub-15 chegou ao fim neste domingo, 23 de outubro, o Campeonato Estadual de 2022, no Velódromo do Parque Olímpico da Barra da Tijuca. E chegou ao fim com o título do Clube de Regatas do Flamengo, que, somando as disputas nas classes Sênior, Sub-21 e Sub-18 do dia anterior, conquistou um total de 57 medalhas, sendo 25 de ouro, 20 de prata e 12 de bronze. Em seguida, o quadro geral de medalhas traz o Judô Comunitário Instituto Reação, com 66 medalhas (18-21-27), e o Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama, com 20 (11-4-5).

Falando das competições de domingo, os destaques individuais ficaram por conta das judocas que há pouco tempo se sagraram campeãs brasileiras e que voltaram ao topo do pódio no Campeonato Estadual: Monique da Silva (52kg/Flamengo), no Sub-13, e Manuela Maia (52kg/Flamengo), Laryssa Fonseca (57kg/Santa Cruz) e Maria Hottis (70kg/Impact), no Sub-15. A agremiação campeã na classe Sub-13 foi o Flamengo, com 6 ouros, 2 pratas e 1 bronze, enquanto o Impacto Fight School venceu o Sub-15 com 4 ouros, 3 pratas e 5 bronzes.

O Campeonato Estadual foi a 5ª competição do Circuito Estadual promovido pela FJERJ em 2022, após o Torneio de Abertura, o Campeonato Inter-Regional, o Campeonato Carioca e o Troféu Rio de Janeiro. Vale lembrar ainda que o Federação também realizou neste ano o Campeonato Estadual por Equipes e a Copa Rio Internacional. O diretor técnico Leonardo Lara falou sobre os benefícios de um calendário tão recheado de competições como o da FJERJ:

“O Circuito Estadual é fundamental para darmos um volume de competições aos atletas, que podem competir em 6 ou até mais eventos por ano. Além de oferecerem pontos para rankings que classificam para torneios nacionais, estas competições estaduais fazem com que os atletas consigam se manter sempre em atividade, o que é importante inclusive para as academias”, comentou Leonardo Lara, que ainda acrescentou: “O resultado em uma competição não vem exclusivamente pelo desempenho físico e técnico. O atleta só tem o resultado esperado quando consegue viver várias vezes o ambiente competitivo. O competidor só chega à maturidade psicológica competindo”.

O Circuito Estadual ainda tem mais um evento agendado para 2022: o Torneio Encerramento, que terá as disputas pelas classes Sub-18 e Sub-21 no dia 6 de novembro, e pelas classes Sênior, Sub-13, Sub-15 e Veterano no dia 3 de dezembro.

Veja, abaixo, o quadro de medalhas do Campeonato Estadual de 2022 e os resultados individuais das classes Sub-13 e Sub-15.

Deixe um comentário