35º Intercolegial – Campeões do judô serão conhecidos neste domingo (15/10)

Neste domingo, dia 15 de outubro, a partir das 8 horas, será disputado o judô do Intercolegial 35 anos, no ginásio do Jequiá Iate Clube, na Ilha do Governador.

A modalidade terá participação de 58 escolas, nas categorias não federadas, federadas, ambas divididas entre masculino e feminino, e por equipes federadas.

Confira a programação do judô AQUI:

A HISTÓRIA DO INTER

Trinta e cinco anos de Intercolegial. Tudo começou em 1982, quando a editoria dos Jornais de Bairro buscava uma promoção popular para acompanhar seu lançamento nas edições de O Globo. O Departamento de Promoções do jornal, comandado por Péricles de Barros, foi o responsável por elaborar esse projeto. A ideia de uma competição estudantil esportiva, com vários esportes olímpicos, criada por Roberto Garofalo e José Sebastião, foi aprovada, junto com outro evento esportivo, o Campeonato de Vôlei de Rua. Em 1983, as duas estavam no ar com o Vôlei de Rua no primeiro semestre e o Intercolegial no segundo. Durante cinco anos caminharam juntos até que em 1988, o Intercolegial passou a ocupar os dois semestres e se tornou a grande promoção esportiva dos Jornais de Bairro. O recorde de participação continua em poder da primeira edição da competição em 1983, quando 472 colégios confirmaram inscrição. Na oportunidade, os jogos eram realizados de segunda a domingo. Hoje, apenas nos finais de semana.

Basquete, Vôlei, Handebol, Atletismo e Natação são os esportes registrados em todas as edições. O Futsal aconteceu em 1983, mas por causa de várias inscrições irregulares foi retirado, só voltando em 1998. Do grupo de esportes que forma a programação de 2017, o Judô entrou em 1990, o Xadrez teve um período de 1983 a 1988 e depois retornou em 2007, o Vôlei de Praia surgiu em 2007, o Basquete de Rua, agora Basquete 3×3 fez sua estreia em 2008 e esse no ano foi incluído o Skate.

Com sua configuração bem modificada para esse ano, o Intercolegial terá pela primeira vez em sua história, a disputada do Troféu Fair Play, que será um dos troféus mais cobiçados na competição. E fora da área esportiva, o Quiz com a participação de 80 colégios e 640 alunos não inscritos nos 11 esportes de 2017.

Considerado hoje o maior evento estudantil do Brasil, o Intercolegial tem orgulho de registrar que surgiram em suas quadras, piscinas e pistas de atletismo nomes internacionais como Ana Richa (Colégio Souza Leão), Luiz Lima (Colégio Princesa Isabel), Virna (Colégio MV1), Bruno Laport Brandão (Colégio Gonçalves Dias, de Nova Iguaçu), o líbero Mário Júnior (Colégio MV1) da seleção brasileira de vôlei e a eterna musa Patrícia Amorim (Colégio Rio de Janeiro) e o nadador Matheus Santana, aluno do Colégio Legrand, de Botafogo, Zona Sul do Rio, especialista nos 50 e 100 metros livres.

O Desfile de Abertura está marcado para o dia 16 de abril, na Jeneusse Arena, com o tema “Esporte é Vida”. O futsal abrirá a disputa de modalidades do calendário de 2017 e, ainda no primeiro semestre, teremos atletismo, natação, vôlei de praia e skate. Para o segundo semestre, o Intercolegial continua com o handebol, vôlei, basquete, basquete 3×3, xadrez e judô.

Na última semana de novembro, haverá a Reunião de Avaliação – que já se tornou tradicional na programação anual dos jogos –, e a Festa de Encerramento, como sempre repleta de atrações, encerrará em dezembro a promoção do 35º Intercolegial O Globo/SESC.

Apresentação: Fecomércio RJ
Patrocínio: UVA
Apoio: Sportv
Realização: O Globo

Deixe uma resposta